Comissão aprova a criação do fundo de transporte e institui a política de mobilidade a pé

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Luan H Bastos

 

 

Os dois projetos são de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol)

 

 

Na manhã desta quarta (30), a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou a terceira reunião ordinária. Na ocasião, dois projetos de autoria do presidente do colegiado, o distrital Max Maciel (PSol), foram aprovados. O primeiro cria o Fundo Distrital de Transporte Público e Mobilidade Urbana. Um dos objetivos do fundo é subsidiar e garantir o acesso ao transporte público. “O fundo assegura recursos financeiros necessários para custeio e investimento de políticas públicas que objetivem a melhoria do transporte público coletivo e da mobilidade urbana”, explica o autor do projeto, o deputado Max Maciel.

 

 

O segundo projeto aprovado institui a Política de Mobilidade a Pé no Distrito Federal. Primeira legislação que versa exclusivamente sobre o tema, o PL prevê o desenvolvimento de projetos que propiciem e ampliem a mobilidade e acessibilidade aos pedestres. “Precisamos considerar, por exemplo, as velocidades nas travessias de diversas pessoas, como idosos, crianças, cadeirantes, entre outros. Precisamos dar ênfase às pessoas com deficiência e/ou baixa mobilidade, além de idosos e crianças”, afirma o parlamentar. O distrital ressalta ainda que a mobilidade a pé é o modo de transporte mais utilizado e também o com maior capacidade de integração aos demais modos de transporte, como o transporte público.

 

 

Audiência Pública sobre Mobilidade Ativa

 

Setembro é considerado o mês da Mobilidade Urbana no Brasil. Durante o mês são realizadas diversas atividades pelo país com objetivo de conscientizar a população sobre o tema. No Distrito Federal, o deputado distrital Max Maciel (PSol) realizará, no próximo dia 12 de setembro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a Audiência Pública “Mobilidade ativa como forma de melhorar a mobilidade urbana”. O evento contará com a participação de autoridades e especialistas que debaterão a importância da mobilidade urbana para a melhoria da qualidade de vida e o bem estar das pessoas. “O nosso principal objetivo é tornar a cidade mais caminhável e acessível para as pessoas. Os projetos Política de Mobilidade a Pé e o Fundo Distrital do Transporte e Mobilidade Urbana contribuirão nessa transformação, deixando a nossa cidade mais saudável e amigável ao pedestre e aos ciclistas”, ressalta o parlamentar.

Mais lidas

Espaço na Asa Norte acolhe e oferece curso...
Brasília celebra o Sistema S com arte, ser...
Caiado se destaca como líder da direita co...
...