Pesquisa revela otimismo nas vendas do Dia dos Namorados no DF, com projeção de R$ 394 milhões injetados na economia local.
A pesquisa de expectativas para o comércio de Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto Fecomércio/DF, revela uma projeção de R$ 394 milhões a serem injetados na economia do Distrito Federal, com um crescimento médio de 16,7% nas vendas em 2024 em comparação ao ano anterior.
O otimismo entre os consumidores é evidente: 75% dos entrevistados pretendem presentear seus parceiros, superando os 64,5% de 2023. Além disso, o valor médio destinado a presentes aumentou de R$ 227,98 para R$ 251,37, um incremento de 10,2%.
Do lado dos comerciantes, 53% esperam um aumento nas vendas este ano, embora haja uma alta no percentual de lojistas que preveem uma queda nas vendas, atingindo 9,1%, o maior índice desde 2017. Mesmo assim, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, acredita em resultados positivos devido ao alto índice de intenção de consumo das famílias e a melhora no acesso ao crédito.
Entre os empresários, 78,74% projetam vendas superiores em comparação aos dias comuns, 17,14% esperam vendas iguais e apenas 4,12% preveem vendas menores. Os fatores mais citados para o aumento nas vendas incluem o impacto da data (28,16%), a diversidade de produtos (22,93%), a qualidade (22,43%) e as promoções (20,74%). No entanto, preocupações com preços (48,78%) e o baixo impacto da data (43,9%) também foram mencionadas.
Os lojistas esperam um valor médio de venda de R$ 236,90 por pessoa, um aumento de aproximadamente 50,6% em relação aos R$ 157,25 de 2023. A maioria (82,5%) planeja manter os preços do ano passado, enquanto 10% pretendem aumentá-los e 4,5% reduzir. Entre os que reduzirão preços, a principal razão é atrair mais clientes (38,1%), seguida por aumentar vendas (33,33%), promoções (19,05%) e adaptação ao cenário de crise (9,525%). Aqueles que aumentam os preços citam repasses dos fornecedores (53,33%), aumento da margem de lucro (24,44%) e aumento dos impostos (13,33%).
Estratégias de venda serão adotadas por 87,2% dos comerciantes, com foco em propagandas (25,2%), diversidade de produtos (19,6%), promoções (19,3%) e vitrines temáticas (12,3%).
Entre os consumidores, as opções de presentes mais populares incluem roupas e acessórios (23,7%), cosméticos e perfumes (20,6%), calçados e acessórios (14,4%), chocolates e trufas (12,7%) e flores (9,9%). As compras serão predominantemente em lojas de rua e shoppings (61,6%), com maior circulação aos sábados (40,8%), seguidos por sexta (21,5%) e domingo (13,1%). O período da tarde (46,1%) será o mais procurado para compras.
Em termos de pagamento, o crédito lidera com 42,4%, seguido por pix/transferência (22,2%), débito (18,2%) e dinheiro (17,2%), evidenciando que mais da metade dos consumidores prefere quitar suas dívidas imediatamente.
A pesquisa entrevistou 668 consumidores de forma aleatória em diferentes pontos do Distrito Federal entre 26 de abril e 21 de maio de 2024. A consulta aos lojistas envolveu 461 empresas, com entrevistas telefônicas, priorizando segmentos diretamente impactados pela data, utilizando um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%.