Comércio do DF abrirá até 3,7 mil vagas temporárias no fim do ano

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Comércio do DF prevê até 3,7 mil contratações temporárias para o fim de ano, aponta pesquisa Fecomércio

 

 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF estima que o setor comercial do Distrito Federal deve contratar até 3,7 mil trabalhadores temporários para o período de alta nas vendas de fim de ano. Esse número representa uma expectativa reduzida em comparação ao ano passado, quando cerca de 6,2 mil vagas foram preenchidas.

De acordo com José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, a redução nas projeções pode ser reflexo do desempenho positivo do comércio ao longo do ano, que ajudou a diminuir o desemprego local. “Pode ter havido uma antecipação das contratações temporárias ou uma postura mais cautelosa dos empresários em relação à economia. Vamos acompanhar o pós-vendas para verificar se a expectativa será novamente superada, como em 2023”, afirmou Freire.

O levantamento indica que cada empresa deve contratar, em média, 3,2 funcionários temporários. Os segmentos com maior demanda incluem bares, restaurantes, lanchonetes, cabeleireiros, papelarias e livrarias, além de lojas de suprimentos de informática, com média de quatro funcionários por estabelecimento.

Outro dado significativo é que 93,8% dos lojistas pretendem efetivar os temporários após o período festivo, oferecendo oportunidades para quem busca estabilidade no mercado de trabalho.

Entre os setores de maior volume de vendas, como calçados, cama, mesa e banho e cosméticos, 53,6% dos comerciantes preveem processos seletivos. Esse aumento reforça a importância das contratações sazonais para impulsionar o comércio do fim de ano.

As contratações devem se concentrar a partir da segunda quinzena de novembro (39,2%), seguidas pela primeira quinzena do mês (24,43%) e início de dezembro (17,61%). Em termos de perfil dos candidatos, as principais características buscadas incluem flexibilidade de horário (25,2%), proatividade (22,3%) e experiência anterior (20,1%). Qualidades como responsabilidade, cordialidade e assiduidade também são fundamentais para a retenção dos colaboradores.

Metodologia

A pesquisa sobre Contratação de Mão de Obra Temporária no Comércio Varejista do DF foi realizada entre 28 de outubro e 1 de novembro de 2024, abrangendo 402 empresas de mais de 20 segmentos do setor de Bens, Serviços e Turismo.

Mais lidas

Público da Tarifa Social no DF é ampliado
Manoel de Andrade é eleito presidente do T...
Saúde gratuita em Ceilândia: confira os at...