Comer a fruta ou beber o suco?

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

16298842_922173127917190_5515300436855615269_n

A principal diferença entre a fruta e o suco é a quantidade de fibras. No caso da laranja, as fibras estão nas partes brancas da fruta, normalmente descartadas no preparo do suco. A menor quantidade de fibras é uma tendência em todos os sucos. Contudo, isto pode ser driblado adicionando ingredientes ricos neste nutriente, como linhaça, couve ou chia. Outra possibilidade é apostar em uma receita de suco de fruta com casca.

Suco de fruta é mais calórico?

Usando novamente o exemplo das laranjas, para fazer 300ml de suco geralmente usamos de 5 a 6 laranjas. Assim, dependendo da quantidade de fruta utilizada, o suco tem mais calorias que o consumo da fruta in natura.

Ainda assim, ele é o melhor substituto de qualquer bebida industrializada, como o suco de fruta industrializado ou o refrigerante. Também é uma boa opção para as pessoas que não têm o hábito de comer frutas.

Como fazer suco de fruta mais saudável?

Ao fazer suco de fruta, o ideal é consumi-lo logo em seguida: as vitaminas presentes podem se perder por meio do contato com o ar ou a luz. Não coar o suco também é uma opção para preservar seus nutrientes e propriedades.

Ainda assim, seu consumo deve ser moderado. Um artigo do British Medical Journal revelou que tomar um ou dois copos de suco de fruta diariamente aumenta em até 21% as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Já o consumo da fruta in natura diminui as chances de desenvolver a doença em até 7%. Isto se deve ao fato de que, quando retiramos as fibras dos alimentos, as taxas de açúcar no sangue de quem os consome sobem consideravelmente.

Ainda assim, relembramos: ao decidir entre suco de fruta ou refrigerante, escolha sempre a primeira opção. É melhor e mais nutritivo, inclusive que o suco de frutas industrializado.

Mais lidas

PGR entrega alegações finais contra Bolsonaro
Capacitação gratuita: CNH e mecânica com o...
Parcela de julho do IPVA vence dia 15 para...
...