Além da vacinação contra a poliomielite, também se inicia a campanha de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.
A partir da próxima segunda-feira (5), o Governo do Distrito Federal (GDF) vai dar início à Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite para crianças de até 5 anos de idade. Em todo o Distrito Federal, o período de vacinação vai até dia 30 deste mês.
No mesmo dia, começa a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como foco atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.
Grupo alvo
O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças de até 5 anos de idade. Todas as crianças dessa faixa etária deverão comparecer às salas de vacinas para receber uma dose da vacina contra poliomielite.
Diferente de outras vacinas, a da poliomielite é administrada uma gota do medicamento ao invés da aplicação por injeção.
A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.
Multivacinação
Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo e, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, serão aplicadas as doses necessárias.
“Durante a campanha, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.”
Gerente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Renata Brandão
Poliomielite
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
A Poliomielite pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Com informações da Agência Brasília.