Dia D de combate à dengue chega a Vicente Pires neste sábado
No próximo sábado, dia 10, a Região Administrativa de Vicente Pires estará no foco das ações de combate à dengue. Autoridades da Secretaria de Saúde (SES-DF), Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Defesa Civil e outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) se reunirão das 9h às 12h para intensificar o combate ao Aedes aegypti.
A Tenda da Dengue, localizada na região, estará operando das 7h às 19h, com mais de quarenta profissionais de Estratégia Saúde da Família (ESF) para atender casos suspeitos da doença. Os serviços incluem hidratação intravenosa, testes rápidos e remoção de casos graves para hospitais regionais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A Administração Regional de Vicente Pires cedeu espaço para a imunização da população das 9h às 12h, oferecendo vacinas do calendário completo, exceto para dengue e BCG. Além disso, serão realizados testes rápidos para hepatites, sífilis e HIV, com aconselhamento e distribuição de preservativos. Para reforçar as ações, 100 agentes comunitários de saúde e 35 agentes de vigilância ambiental da SES-DF, acompanhados por 300 militares do Corpo de Bombeiros, visitarão os moradores para orientar e identificar possíveis focos de reprodução do mosquito. Oito veículos de fumacê circularão pela região.
A Novacap e o SLU disponibilizarão caminhões e pás mecânicas para a remoção de lixo e entulho na região da Colônia Agrícola 26 de Setembro. Durante o Carnaval, o DF contará com 15 locais de vacinação contra a dengue, conforme lista disponível no site da SES-DF. A vacinação é destinada a crianças de 10 e 11 anos, que devem estar acompanhadas pelos responsáveis, sem necessidade de agendamento.
O Dia D de Combate à Dengue coincidirá com o evento “GDF Mais Perto do Cidadão”, que oferecerá diversos serviços à população, como vacinação de animais contra a raiva, emissão de RG, orientação jurídica e psicossocial, entre outros.
O evento ocorrerá na Rua 4A Área Especial, das 9h às 12h, com a presença da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, prevista para chegar às 9h30.