Com o “caiadismo” em baixa, cresce o apoio de prefeitos do Entorno ao pré-candidato Gustavo Mendanha ao governo de Goiás
E quem já dava como “favas contadas” a reeleição do atual mandatário do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) tem se surpreendido com o crescimento político do pré-candidato a ocupara a cobiçada cadeira do Palácio das Esmeraldas, Gustavo Mendanha(Patriotas). Nos bastidores já circula a expressão que vários prefeitos dos municípios já “mendanhou”, uma referência a debandada de apoio ao principal opositor de Caiado.
Um dos fatores que explica essa queda na popularidade do representante do União Brasil à frente do governo de Goiás é a falta de habilidade política de estreitar a relação com os principais redutos eleitorais do estado, além dos poucos recursos destinados aos prefeitos nos últimos quatro anos de mandato.
Depois de dois anos de pandemia com reflexos significativos na economia e na vida das pessoas, o governador Ronaldo Caiado, sempre que tem oportunidade faz questão de citar o programa “Mãe de Goiás, um auxílio, de R$ 250 mensais, um benefício que tem sido usado na sua campanha de reeleição. Na avaliação da grande maioria dos prefeitos esses recursos são bem vindos, mas muito aquém das necessidades para uma retomada do crescimento e melhoria dos indicativos sociais dos municípios.
Além de poucos recursos destinados para cidades do interior, pesam contra Caiado que algumas promessas de campanha de investimentos em obras de infraestrutura, como recuperação asfáltica e construção de estradas que interligam os municípios, ficaram somente no papel.
O sentimento de indiferença entre os gestores municipais é crescente e muitos deles chegam a adotar o comportamento de fazer “cara de paisagem”, no melhor estilo, “estou com Caiado, mas não estou”.
Enquanto isso, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, a segunda mais importante cidade de Goiás, visitou no último fim de semana prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.
“As cidades precisam investir muito em infraestrutura para absorver adequadamente o impacto do crescimento e oferecer qualidade de vida para as pessoas”, disse Medanha que cumpriu agenda nas cidades de Luziânia Valparaíso e Águas Lindas de Goiás.
Em seu discurso, Medanha não poupou críticas a falta de investimentos em obras de infraestrutura a exemplo da BR 040, rodovia que para pelo município de Valparaíso, além de ser a principal via de ligação entre Brasília, Cidade Ocidental e Luziânia.
Outro calo na gestão caiadista é a BR 070 responsável pelos transtornos aos motoristas da mais populosa cidade do Entorno, Águas de Goiás. A ausência de intervenções urbanas dificultam o deslocamento da área urbana até a rodovia. Sem recursos para tocar a obra, a prefeitura municipal contava a intervenção do estado para resolver esse problema.
“Não adianta ficar só na promessa. É preciso fazer, e eu farei caso vença as eleições”, disparou Gustavo Mendanha durante discurso em companhia de Marco Túlio, uma das principais lideranças políticas de Águas Lindas.