De 2015 pra cá muita coisa mudou. O skate ganhou os holofotes mundiais e o empoderamento feminino tem chacoalhado velhas estruturas. Atualizando-se a esse novo cenário, um dos mais icônicos eventos de skate park do mundo está de volta após seis anos. E com novidade, claro. Em Florianópolis, meca da modalidade no Brasil, o Red Bull Skate Generation, pela primeira vez, receberá o talento das skatistas brasileiras e internacionais na competição. De 9 a 11 de dezembro, grandes nomes de diferentes gerações vão se reunir na capital catarinense para celebrar uma das temporadas mais especiais da história do esporte.
Medalhista de prata em Tóquio, Pedro Barros é um dos embaixadores da competição. Realizada pela primeira vez em 2010, o Red Bull Skate Generation se tornou um marco na modalidade. Atletas de diversas gerações, como Sandro Dias, Bob Burnquist e Rony Gomes já passaram por lá, além do campeão em Tóquio Keegan Palmer e de grandes lendas do skate como Christian Hosoi e Jeff Grosso.
“É um evento que resgata as origens do skate e reúne grandes skatistas brasileiros e internacionais, de diferentes gerações. Ter a oportunidade de representar o retorno de um evento tão grandioso assim é motivo de muita alegria. Principalmente porque o skate segue em constante evolução. Esse ano em um formato ainda um pouco reduzido em razão da pandemia, mas trazendo a história de volta pra Floripa. A entrada da categoria feminina é mais um passo que damos. O evento mostra a importância da união e de apoiar e incentivar para que as categorias sigam crescendo cada vez mais”, afirma Pedro Barros.
Já Yndiara Asp, que desde criança acompanhava as manobras e o clima único da competição, agora vai entrar em ação. Embaixadora e participante do evento, a catarinense quer reunir os principais nomes do esporte e aumentar ainda mais o espaço feminino no skate.
“Eu assisti a todas edições desde 2012. Me marcou muito quando vi a Lizzie Armanto participando. Ela era a única mulher no meio dos caras. Espero que esse ano seja muito especial e que possamos celebrar o skate com a mesma energia que ele sempre traz e contagia a todos em volta”, afirma Yndi.