Uma verdadeira representação democrática é a estreita articulação entre todos os setores da sociedade. Entre os representados – cidadã e cidadão -, e aqueles para o qual foram eleitos, no devido exercício da representação. Ou seja, os parlamentares não representam poder junto ao povo; o povo é o poder. Mas hoje as coisas estão invertidas.
Nesse sentido, sentimos a necessidade de constituir um movimento que represente de fato os interesses da população do Distrito Federal; e a cidadã e o cidadão se posicionando assim como liderança maior e grande articuladora de políticas públicas. Por isso, constituímos o movimento COLETIVO DF.
O COLETIVO DF percebe que o grande desafio para o exercício da democracia – atender às necessidades da população quanto aos serviços públicos -, encontra-se, portanto na esfera política. Diante disso, não adiante apenas votar; é preciso a participação de todos –, principalmente dos menos favorecidos. E nesse sentido, o COLETIVO DF atuará na capacidade de articular, cobrar e fiscalizar políticas públicas – superando assim o viciado jogo de interesses do sistema partidário e político brasileiros.
O COLETIVO DF acompanha com a devida atenção os impactos e transformações provocados pela emergência do mundo digital na sociedade e na política do Distrito Federal. E sempre chamando – a cidadã e o cidadão – à participação política. A política é o único poder daqueles que não tem poder!
Distrito Federal, junho de 2025 –
COLETIVO DF
Wallace(Bill) – Dataniel – Prof. Gadêlha – Profª Francis – Joel – Márcio – Pr. PH – Neto – Rafael – Samara – Saulo – Selma.
E-mail: coletivodfbrasilia@gmail.com Instagran: @coletivo_dfbs
*José Gadêlha Loureiro, integrante do COLETIVO DF, professor de História e Secretário Geral da ADEEP-DF (Associação de Diretores e Ex-diretores das Escolas Públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal). Siga-nos – Instagran: @prof gadelhadf