CLDF prioriza projetos da Defensoria Pública, diz Wellington Luiz

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Lucas Felipe

DPDF sedia a 85ª reunião do Condege e reforça compromisso com a justiça social

 

 

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) sediou com grande sucesso a 85ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O encontro, realizado nesta quarta-feira (19/3), no auditório da sede da instituição, reuniu representantes das Defensorias Públicas dos estados e do DF em um evento marcado pelo comprometimento com o fortalecimento da justiça social.

A reunião abordou pautas essenciais, como a articulação das Defensorias Públicas estaduais no Acampamento Terra Livre 2025, o atendimento aos povos indígenas participantes da mobilização e a oficialização da Comissão do Condege dos Povos Indígenas. Também foram discutidos temas inovadores, como o Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas estaduais, o Prêmio TechDef – Inovação e Boas Práticas em Tecnologia nas Defensorias Públicas e a instituição do Comitê Nacional de Precedentes Qualificados das Defensorias Públicas (CNPDP) no âmbito do Condege. O encontro também prestou uma homenagem especial aos deputados distritais Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), e Pepa, vice-líder do Governo na Casa Legislativa, pelo apoio contínuo à Defensoria Pública.

O Defensor Público-Geral do Distrito Federal, Celestino Chupel, enfatizou a importância do evento para o fortalecimento institucional. “É sempre uma honra receber as reuniões do Condege aqui em Brasília. Os membros aqui presentes fazem a diferença para o desenvolvimento das Defensorias Públicas brasileiras, cada um no seu papel. E, com a união de todos, conseguimos importantes avanços institucionais”, destacou.

Para o presidente do Condege e Defensor Público-Geral de Roraima, Oleno Matos, os encontros ordinários têm um papel fundamental na coordenação e aprimoramento da atuação das Defensorias Públicas. “Nós, Defensores Públicos, vivemos do defensorar. Isso significa que estamos sempre em busca da justiça, da garantia da manutenção da esperança aos que já a perderam. É um olhar diferenciado para os invisíveis, os desassistidos e os vulneráveis. E é também um ato de gratidão. Temos uma proximidade com a sociedade e cada projeto aprovado fortalece a certeza de que conseguiremos dar mais dignidade e cidadania a toda a população brasileira”, ressaltou.

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, destacou a relevância da Defensoria Pública e a agilidade com que seus projetos são tratados na Câmara Legislativa. “Os Defensores Públicos cuidam tão bem da nossa população e, por isso, devem ter seus pedidos atendidos com prioridade. Nenhum projeto que vem da DPDF passa mais de 24h na Câmara Legislativa e nós os aprovamos com a certeza de que estamos investindo no que é melhor para a população do DF”, afirmou.

O deputado distrital Pepa também expressou sua gratidão pela homenagem e reiterou o papel essencial da Defensoria Pública no DF e no Brasil. “A Defensoria Pública, no Distrito Federal, tem uma representação fundamental. Por isso, temos a instituição como prioridade na Câmara Legislativa. Quem cuida da população na ponta merece todo o mérito, todo o carinho e todo o respeito. E esse é o papel da Defensoria Pública no DF, no Brasil e em cada um dos estados”, completou.

Condege

O Condege tem como missão formular, coordenar, articular e promover os interesses comuns das Defensorias Públicas estaduais e do Distrito Federal, além de fomentar uma política institucional voltada ao aperfeiçoamento da justiça. Seu propósito é fortalecer a ordem democrática e garantir o acesso integral e gratuito à Justiça, promovendo um impacto positivo na vida da população brasileira.

 

Com informações Defensoria Pública do DF

Mais lidas

Zema solta o verbo: a culpa é de Lula
BTG, BRB e o boato do banco a R$ 1
Fim do governo PT: rejeição a Lula não par...
...