Circuito de jogos digitais no DF é lançado no Sesc de Taguatinga Norte

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Brasília-DF, 06 de março de 2024 Foto:Cristiano Costa/Fecomércio-DF A unidade Sesc Valdenir Machado, em Taguatinga Norte, foi palco do lançamento do Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal (Jedis-DF). A cerimônia realizada nesta segunda-feira, as 10 horas, contou com solenidade de abertura, a programação intensa foi pautada pela funcionalidade dos jogos digitais e espaços de interação no ambiente virtual. Ainda durante o evento de lançamento, foram realizadas atividades de integração para discutir a importância dos jogos eletrônicos, destacando suas contribuições no desenvolvimento da aprendizagem cognitiva, afetiva e social do usuário.

Iniciativa do Ministério do Esporte beneficiará 5 mil alunos do Sesc-DF e IFB com cursos e torneios de e-Sports até 2025

 

 

O Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal (Jedis) foi oficialmente lançado na última segunda-feira, dia 20, no ginásio do Sesc de Taguatinga Norte. A iniciativa, promovida pelo Ministério do Esporte, visa beneficiar 5 mil alunos das unidades do Sesc-DF e do Instituto Federal de Brasília (IFB) até seu término em 2025. O programa tem como objetivo a prática de diversas modalidades de esportes digitais, funcionando como uma ferramenta de desenvolvimento educacional, profissional e esportivo.

 

O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire; o coordenador pedagógico do Jedis, Sérgio Medeiros; o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira; o representante do ministro do Esporte, Fabio de Araújo; a reitora do IFB, Veruska Machado; o senador Izalci Lucas; e o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo. José Aparecido destacou a importância da atuação do Sesc-DF na alfabetização digital e na formação tecnológica dos alunos desde a infância. “O Sesc-DF, que tem cerca de 3,2 mil alunos, já tem forte vocação para o ensino de tecnologia e inovação desde a primeira infância. O Jedis será mais uma frente para que possamos fortalecer nossa missão de transformar e preparar nossos jovens para o futuro”, afirmou.

 

Com duração de 10 meses, o Circuito começará em junho deste ano e se encerrará em março de 2025, com um torneio de games e a entrega de certificados. Durante este período, os alunos poderão escolher entre cinco cursos de modalidades esportivas digitais e terão acesso a 12 cursos profissionalizantes, todos com materiais didáticos exclusivos.

 

Os cursos profissionalizantes oferecidos incluem: Programação para Internet; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; Adobe After Effects; Adobe Premiere; CapCut; Marketing Digital; Figma (Webdesign); Programação em Python; Programação em Unity; UX Design; e Canva. As modalidades esportivas e jogos eletrônicos disponíveis são: MOBA: League of Legends; FPS: Valorant; Battle Royale: Free Fire; Simulador Esportivo: eFootball; e Card Game: TeamFight Tactics.

O setor de e-Sports gerou uma receita de 26 bilhões de reais no Brasil em 2023, com a expectativa de ultrapassar os 27 bilhões este ano. O Brasil é líder no consumo deste tipo de entretenimento na América Latina e ocupa a terceira posição globalmente. De acordo com a Brasscom, o país possui mais de 400 mil postos de trabalho vagos na área de TI e Comunicação.

 

Jovens de 16 a 24 anos podem se inscrever no Circuito de Jogos Digitais a partir desta terça-feira (21/5) nas unidades do Sesc no Gama e em Taguatinga Norte. Nessa primeira etapa, 580 inscritos serão selecionados. Outras unidades do Sesc-DF integrarão o Circuito nos próximos meses, ampliando ainda mais as oportunidades para os jovens do Distrito Federal.

Mais lidas

Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
Drenar DF: a obra que fez Brasília respira...
...