Cia Burlesca leva oficinas e espetáculos teatrais para a Unidade de Internação de São Sebastião

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

De maio a setembro de 2018, a Cia Burlesca ocupa a Unidade de Internação de São Sebastião apresentando os espetáculos Bendita Dica, O Longe, Quixote ao Avesso e O Segredo, além de uma oficina de teatro e uma de produção de jornal para os adolescentes internos. Serão ao todo 16 apresentações de teatro e 96 horas de oficinas realizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Os espetáculos tratam de diferentes temáticas, mas todos permeados por questões sociais e com estética do teatro épico. Bendita Dica conta a história da líder comunitária conhecida como Santa Dica de Lagolândia-GO, tendo como matéria a reforma agrária. Em O Longe, baseado no conto O Safari Definitivo de Nadine Gordimer, o objeto de encenação é o universo dos refugiados. Quixote ao Avesso, livremente inspirado no livro Dom Quixote de Miguel de Cervantes, traz pra cena fatos sociopolíticos contemporâneos evidenciando a justiça, a liberdade e a loucura. Na peça O Segredo, adaptação do conto O Segredo do Bonzo de Machado de Assis, o mote principal é a manipulação da informação.

A oficina de teatro será ministrada pelos integrantes da Cia Burlesca, utilizando jogos e métodos do Teatro do Oprimido, idealizado pelo teatrólogo Augusto Boal e do Teatro Épico, de Bertolt Brecht. Assim como a oficina de produção de jornal, partindo da criação de conteúdos até as diversas formas de apresentação do produto final, associada às aulas normais dos internos. Ambas oficinas tem como objetivo comparitlhar conhecimentos sobre os meios de produção e terão como substrato as vontades dos adoslescentes, no qual suas vozes serão ouvidas e protagonizadas por eles mesmos.

Esta não é a primeira vez que o grupo desempenha atividades na Unidade de Internação de São Sebastião (UISS), tanto apresentando espetáculos de seu repertório como realizando trabalhos em parceria com a Orquestra PlenaHarmonia formada por adolescentes em cumprimento de medida sócioeducativa na UISS. Em 2013 a Cia Burlesca realizou mais de 25 apresentações do espetáculo “A Princesa Sisuda” com a orquestra em bibliotecas e escolas do DF. E em 2016 uma nova parceria entre o grupo e os músicos realizou 15 apresentações do espetáculo “PlenaHarmonia recebe Rabequinha” em hospitais, asilos, creches, escolas e parques.

“Diante desta ligação com o sistema socioeducativo, e consciência de sua responsabilidade social com esse público, a Cia Burlesca pretende por meio do projeto transformar a UISS num pólo de produção cultural e intelectual durante o período de ocupação”, afirma o diretor do projeto Mafá Nogueira.

A UISS foi inaugurada em fevereiro de 2014, destinada aos socioeducandos sentenciados em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Desde sua inauguração, foi possível a desativação e demolição do antigo CAJE, que desencadeou o processo de especialização do atendimento socioeducativo no Distrito Federal.

A produção é da Cia Burlesca, os espetáculos tem a direção de Mafá Nogueira e Patrícia Barros, o elenco é formado por Julie Weztel, Lyvian Sena, Pedro Caroca e Pedro Henrick.

Redação

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...