Chilenos elegem o bilionário Sebastían Piñera presidente pela segunda vez

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O ex-presidente conservador Sebastián Piñera venceu o segundo turno das eleições presidenciais chilenas deste domingo (17). Ele vai suceder Michelle Bachelet a partir de março do ano que vem. Aos 67 anos, ele tem uma fortuna estimada em US$2,7 bilhões, segundo a revista Forbes.

Piñera conquistou 54,57% dos votos, contra 45,43% do adversário Alejandro Guillier, que reconheceu a “dura derrota” e parabenizou Piñera.

Piñera era visto como o favorito durante a campanha presidencial. No entanto, obteve apenas 36,64% dos votos no primeiro turno – quando Guillier conquistou 22,7% – e a disputa ficou mais acirrada para esta segunda votação.

A vantagem sobre Guillier resultou maior do que o esperado. As últimas pesquisas eleitorais apontavam um empate técnico. Piñera foi o candidato preferido entre empresários e investidores para comandar os rumos do país, mas, como se viu, era também o candidato da maioria dos chilenos.

Pelo Twitter, Guillier agradeceu o apoio de seus eleitores: “Obrigado ao povo chileno e às milhões de pessoas que nos entregaram sua confiança. Mas isso não acaba. Seguiremos adiante lutando por direitos sociais. Estamos tranquilos e com a cabeça levantada, já que sem dúvida demos tudo pelos nossos ideais. Milhões de obrigados!”

Com a vitória, ele será o único político de direita a governar o Chile em duas ocasiões. Seu primeiro mandato foi entre 2010 e 2014, quando também sucedeu Bachelet.

Mais lidas

Detran-DF: Maio Amarelo pela paz no trânsito
Vídeo: Meteoro ilumina céus de Portugal e ...
Locais do Sesc-DF para exames cardiológico...
...