Chegou a vez do UP! ter os dias contados

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Muitos condutores torsiam o nariz para o design do Up!. Mas é econômico e o TSI tem um mortorzão valente. Esses eram os principais argumentos. Enfim, bem na sexta-feira passada os concessionários receberam verbalmente a notícia que a montadora vai deixar de vender o up! no Brasil.

A meta agora é atender os últimos pedidos e até abril ou maio, lembrando aqui o mês de chegada do novo Taos, o “foguete compacto” vai deixar saudade e entrar para a história.

O carro acabou de passar por reforma estrutural para atender os requisitos de segurança, com quatro ocupantes – dois passageiros atrás.

Reforço que a montadora vai honrar o compromisso dos últimos pedidos, antes de conduzir o veículo para o hall da fama. O Up! é ofertado na últimas unidades com motor 1.0 TSi e aclamado pela crítica.

O Volkswagen tamanho P chegou à linha 2021 em todas as concessionárias na única versão Xtreme 1.0 TSI com preço de R$ 60.090.

A principal novidade era que o compacto passou a transportar até quatro ocupantes, todos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo a legislação vigente.

Desenvolvido a partir de um projeto que utiliza aços de alta resistência,  o compacto foi o primeiro de sua categoria a receber cinco estrelas no crash-test realizado pelo Latin NCAP.

Entre os itens de segurança na linha 2021, estão duplo airbag frontal, sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha infantil no banco traseiro, Top Tether, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança, freios ABS (antitravamento das rodas) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna).

Em conversa com a assessoria da montadora a mesma informa que o up! continua em produção e que acabou de receber um posicionamento da marca para única versão no mercado brasileiro.

Argentina

No fim de outubro do no passado a descontinuidade de produção do up! foi divulgada pelo Argentina Autoblog.

No mercado “hermano”, o hatch já vinha sendo comercializado unicamente com motor aspirado: as versões TSI, turboalimentadas, foram retiradas do catálogo no último mês de agosto. O site  teve acesso o comunicado do fabricante, distribuído à rede autorizada. O texto trazia:

“Por meio do presente, queremos anunciar o encerramento da comercialização do modelo Up! na Argentina. Após seis anos de trajetória no país,  decidimos finalizar a comercialização do modelo Up!, cujas vendas foram iniciadas em 2014 e que deixa seu legado no segmento de automóveis compactos na Argentina. Sem mais, aproveitamos para cumprimentá-los e desejar-lhes boas vendas.”

Destaque-se que a Volkswagen importava para a Argentina unidades do up! produzidas no Brasil. Desse modo, a saída do mercado vizinho não traz impedimentos para a comercialização do modelo por aqui. Isso, pelo menos, por enquanto…

Mais lidas

Senador Ciro Nogueira faz palestra aos mem...
Retorno de Trump: força, tensão com potênc...
Prescrição farmacêutica gera novo impasse ...
...