A área rural tem sido uma das prioridades da Administração de Ceilândia e, nos últimos dias, uma frente de trabalho criou melhores condições de transporte para moradores, estudantes e produtores rurais
Mais de 25 km de estradas vicinais foram recuperadas na área rural de Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Agricultura do DF, Novacap e GDF Presente, garantindo melhores condições de acesso às escolas rurais e ao escoamento da produção. Os serviços que vão de nivelamento dos terrenos à construção de bolsões, canaletas e desvios de água pluvial da estrada vicinal, além de garantir a segurança, o tráfego e a circulação de viaturas, ambulâncias e o transporte escolar.
Melhorias- As frentes de trabalho contemplaram na Gleba 03 do Núcleo Rural Alexandre Gusmão, e estradas próximas ao Centro Educacional Incra 09, além de vias da Colônia Agrícola Guariroba, Boa Esperança e Laje da Jiboia. Em alguns pontos, como o acesso à Escola do Incra 09 (Gleba 03) e à Escola da Jiboia, foi feita terraplanagem para pavimentação asfáltica. A agenda de obras prevê novos serviços em outros núcleos rurais.
O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, explica que a manutenção das vias rurais tem sido constante e permanente. “As estradas rurais, enquanto não recebem asfalto, destinamos uma equipe fixa para a realização de manutenção das vias e na execução de serviços emergenciais.” O que queremos é proporcionar mais desenvolvimento e qualidade de vida para a zona rural de Ceilândia”, ressaltou Dilson Resende.
Moradores também comemoram. A produtora rural e mãe de aluno, Maria de Freitas Osório, ressaltou a importância para a educação dos filhos. “Agora, o ônibus escolar chega sem risco de atolar e com mais conforto para as crianças. Antes, nos dias de chuva, era um sofrimento”, comemorou.
Para o produtor rural José Martins Ferreira, de 54 anos, a melhoria nas estradas representa mais agilidade e segurança no transporte da produção. “Com a estrada arrumada, conseguimos entregar nossas mercadorias mais rápido e com menos desgaste dos veículos. Isso reduz custos e dá mais tranquilidade para quem precisa viajar todos os dias”, destacou o agricultor.
A área rural de Ceilândia possui cerca de 248 quilômetros quadrados de extensão e está entre as cinco maiores do Distrito Federal. No local, destaca-se a produção de verduras e hortaliças, além da criação de frango.