A maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia com mais de 500 mil habitantes, comemora 49 anos. A festa estava organizada inclusive com apoio de políticos destinando emendas para a grande festa.
No entanto, em situação atípica socioeconômica causada pela pandemia do novo coronavírus, fez com que a festa fosse adiada.
Mas o Tudo OK Notícias presta homenagem à população de Ceilândia com mais uma reportagem abordando o que pensa o administrador regional da cidade e pessoas do bem que trabalham em projetos de atendimento social aos mais necessitados.
E claro, as mensagens que ele deixam para a população que merece todo o respeito do Distrito Federal.
Administração pede união
O Administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, avalia que o momento é delicado para o mundo todo, dada a expansão da pandemia do novo coronavírus. Em Ceilândia não é diferente.
“É momento é de muita serenidade, união, otimismo, coragem e principalmente muita fé. E que possamos nos unir em torno de um objetivo só. E que possamos sair de tudo isso muito mais forte, deste momento tão difícil. O momento é de pensar em vidas, nas pessoas e na união”, ressaltou.
Piauí, em relação ao aniversário de Ceilândia “a minha cidade”, deseja à cidade o mesmo que deseja a Brasília, “que Deus continue nos abençoando e nos dê muita fé muita coragem, que abençoe todos estudiosos que estão em busca de uma forma de aliviar o sofrimento de todos nós. Com tanta ansiedade, na questão da saúde, sobrevivência e na economia”.
Tudo OK Notícias quis saber como a Administração Regional trabalha quanto à distribuição de cestas básicas para pessoas carentes e desempregadas. Isso porque Piauí teve uma reunião nesta sexta-feira 27, com o governador Ibaneis Rocha.
Piauí confirmou que esteve com o chefe do executivo, destacando que os contatos são rotineiros. Assim como o vice-governador Paco Britto e o secretariado do GDF.
Segundo Piauí, o governador está extremamente sensível. “Ele que como eu veio do interior, a gente sabe o que é dificuldade. Já ouvi da boca dele a grande preocupação com essas pessoas que estão sofrendo, mais frágeis. Ele está tomando todas as providências”, acentuou.
“Tudo vai melhorar”
“Tem um ponto de apoio para eles, já há a distribuição de comida. O governo está muito atento de um modo geral, na questão da assistência aos mais necessitados. Tenho certeza que o apoio está chegando e tudo vai melhorar.”
O prefeito descartou a realização da festa de comemoração do aniversário de Ceilândia para esse ano. Ele arguiu que não é momento de se pensar na celebração agora.
“Vamos sair dessa, com fé em Deus, mas não é o momento. Lá na frente dependendo do que acontecer, vamos pensar nisso. O momento é de união. Todos unidos com um só pensamento. Não temos que pensar em outra coisa a não ser nas pessoas e nos idosos. Cuidar das pessoas, zelar, mantê-las seguras. E, claro, pensando também na economia.”
“Trabalho fantástico”
Piauí aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais da saúde, que “têm feito um trabalho fantástico”.
Ele também ressaltou o trabalho realizado pela Administração com respostas rápidas. Foi montada uma estrutura para a cidade não parar nos serviços imprescindíveis.
“Nesse momento sensível, abrimos a Administração para a campanha da vacinação, porque a RA é uma referência na cidade. E graças à Deus a vacinação está ocorrendo muito bem”, revelou.
“E vamos ter fé em Deus, que vamos sair dessa unidos. Não tem que ter divergência, o momento é de união. Todo mundo pensar positivo, se ajudar. O momento é de sofrimento, então, mais do que nunca, a gente tem que estar unido. O momento é de pensar nas pessoas”
Quem é de Ceilândia conhece a Dona Joana Guedes. Ela é uma batalhadora líder comunitária. Principalmente, pelos trabalhos sociais desenvolvidos por uma das mais conhecidas lideranças da cidade.
Em Ceilândia, há 43 anos, Dona Joana. Ao longo desse período, 20 anos foram dedicados à feira do produtor, como diretora social. O foco do trabalho era o desenvolvimento social, com atendimento a famílias e também entidades carentes.
Atualmente, em seu projeto, Dona Joana atende diariamente em tono de 100 a 120. As entidades são atendidas aos sábados. Tais como igrejas, casas de recuperação, além de outras entidades que realizam trabalho junto a moradores de rua.
Para os moradores de rua são distribuídos cobertores além de outras ações com as comunidades carentes não só de Ceilândia, mas do entorno também.
“Maravilha”
No tocando à comparação entre como era Ceilândia há 43 anos e como ela está hoje, “está uma maravilha”.
“É uma cidade que está sempre em desenvolvimento. Ela está sempre crescendo. “Quando eu cheguei em Ceilândia, ela praticamente não existia. Era tudo chão de terra e tudo de madeira. E, hoje, está uma cidade maravilhosa. É a maior população do DF”, disse ela, acrescentando que “não posso nem comparar o que era Ceilândia e o que ela é hoje”.
Apesar dos avanços reconhecidos por Dona Joana, ela reivindica algumas ações no âmbito da política do DF.
“Precisa mais atenção dos governantes, dos parlamentares que são eleitos com os votos de Ceilândia para melhorar. Tanto a saúde pública, quanto a segurança. E o desenvolvimento de mais uma cidade que foi feita, que é a RA-32, que é Sol Nascente.
Dona Joana também questionada qual seria a mensagem para os ceilandenses nesse aniversário atípico.
“A mensagem que eu deixo é que eles tenham fé. Na cidade em que mora, porque ela ainda tem um futuro brilhante. E que se Deus quiser a gente vai conseguir fazer com que os governantes vejam a Ceilândia com bons olhos. E que o campo de trabalho aumente muito mais, porque a população precisa.
Tudo OK Notícias indagou a Dona Joana acerca do desempenho do administrador de Ceilândia, que é comandada por Marcelo Piauí.
Missão
“O Dr. Marcelo Piauí vem cumprindo uma missão na Ceilândia. Ele só está há 90 dias, no máximo 120 dias. Ele é um dos melhores administradores, mas ele não consegue fazer milagre. Para que a pessoa tenha condições de fazer melhoria, ela tem que ter tempo para, pelo menos conhecer a cidade. Aos poucos ele está conhecendo e fazendo o que é possível.
Segundo a líder comunitária, ela já foi recebida por ele na Administração Regional. Na visão de dona Joana, ele é um técnico. “É uma pessoa taxativa, positiva. Ele não é de estar com politicagem. Veio, como ele fala, para cumprir uma missão.”
Agora, para ele cumprir essa missão o pessoal tem que dar condições materiais e ferramentas para ele fazer. Ceilândia é a maior cidade do DF. Por isso tem muitos problemas a serem resolvidos. Com quatro meses, ninguém consegue resolver nada”, concluiu Dona Joana.
“Ceilândia, Amo Você”

Outra líder comunitária atuante em Ceilândia é a senhora Aidê Araújo. Tudo OK Notícias procurou a também batalhadora liderança para saber qual mensagem ela poderia expressar no dia do aniversário da cidade. Notícias.
Ela afirmou que a mensagem aos ceilandenses é de que é preciso “ter Deus nas nossas vidas, nos unir, trabalhar e buscar pessoas de qualidade para governar a nossa Brasília”.
Dona Aidê é responsável pelo Instituto Aidê Araújo, que faz ações sociais em prol das famílias carentes de Ceilândia, Sol Nascente e Córrego das Corujas e outras comunidades. São 40 anos fazendo a alegria de muitos cidadãos, das mães, das famílias menos favorecidas.
Assista ao vídeo:
Crédito vídeo Administração de Ceilândia GDF – DF