CED PAD-DF recebe novos módulos e inicia ensino integral no Paranoá
A comunidade rural do Paranoá e regiões próximas foi beneficiada com a entrega de novos módulos escolares no Centro Educacional PAD-DF (CED PAD-DF), inaugurados nesta sexta-feira (16). O investimento de R$ 1,5 milhão do Governo do Distrito Federal (GDF) permitiu a ampliação da estrutura da escola, que agora passa a ofertar ensino integral do 6º ao 9º ano.
Com capacidade para até 180 alunos por turno, os novos espaços somam 988 m² e contam com seis salas de aula climatizadas, áreas de convivência, banheiros adaptados e ambientes acessíveis. A construção foi realizada em steel frame, sistema que oferece maior durabilidade e conforto térmico e acústico, além de ser mais sustentável.
A modernização permite à escola atender 100% da demanda da região, evitando deslocamentos para outras localidades. Segundo a coordenação, o novo espaço também viabiliza projetos pedagógicos e sociais, como a horta orgânica.
Com cerca de mil estudantes, o CED PAD-DF oferece ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A instituição se destaca ainda pelo desempenho acadêmico, figurando entre as 15 melhores do DF no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.
O novo espaço tem impacto direto na qualidade do ensino e na permanência das famílias na zona rural. Para alunos como Ranne Saraiva, de 17 anos, que pretende se tornar professor de história, a estrutura amplia as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento.
A unidade também presta atendimento inclusivo, como no caso de Murilo, de 13 anos, diagnosticado com TEA. Sua mãe, Edilaine Vieira, destaca os avanços na autoestima e no desempenho do filho após a mudança para o novo espaço.
A expectativa é de que, até o próximo ano, todas as vagas dos novos módulos estejam preenchidas. A ampliação integra uma série de investimentos da Secretaria de Educação voltados à valorização das escolas em áreas rurais do DF.
Com informações Agência Brasília