As comportas da barragem do Lago Paranoá foram abertas, na manhã desta quinta-feira (8), após determinação da Companhia Energética de Brasília (CEB). Por volta das 10h30, uma sirene emitiu o alerta para que a população ribeirinha saíssem do caminho da água.
O procedimento de abertura levou cerca de 10 minutos. De acordo com a CEB, foram abertos 10cm em cada comporta, com vazão de 20 mil litros por segundo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a medida visa “dar alívio à pressão do lago”.
Recentemente, o o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon) alertou para risco de desabamento na estrutura – segundo o relatório, a barragem foi construída para conter a água do lago, não para receber tráfego de carros.
Em nota, o Governo do DF informou que “não há risco de rompimento” e afirmou que a estrutura foi fiscalizada em 2017 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com as fortes chuvas, o lago atingiu 1.000,56 metros, conforme a última medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), na terça-feira (6). O limite da barragem é de 1.000,65 metros.