CBMDF envía equipe para combater incêndios no Pantanal Sul-Mato-Grossense
O Governo do Distrito Federal (GDF) mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) para auxiliar no combate aos incêndios que devastam o Pantanal sul-mato-grossense. Trinta militares especializados partirão na madrugada desta quarta-feira (26), equipados com caminhonetes contendo abafadores, sopradores e bombas costais. O Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência devido aos incêndios, que já consumiram cerca de 600 mil hectares do bioma apenas este ano.
“Nosso estado vizinho, Mato Grosso do Sul, e também Mato Grosso, têm enfrentado essa batalha há meses. Quando a Secretaria Nacional de Segurança Pública, junto com a Força Nacional, solicitou nosso apoio, o governador Ibaneis Rocha prontamente atendeu. Nossa maior preocupação é a preservação da vida, seja humana, seja da natureza e dos animais afetados pelo fogo”, afirmou o comandante-geral do CBMDF, Sandro Gomes.
Segundo o planejamento da corporação, a missão terá inicialmente 30 dias de duração, podendo ser prorrogada por até 90 dias conforme necessário. Com o lema “Vidas alheias e riquezas salvar”, o CBMDF está envolvido em diversas operações pelo Brasil, incluindo a atual Operação Tamoiotatá no Amazonas, em parceria com a Força Nacional, para combate e prevenção de incêndios na região amazônica.
O tenente coronel Daniel Saraiva, comandante do Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) do CBMDF, destacou que os militares enviados possuem o treinamento e expertise necessários para combater incêndios florestais. “Realizamos um curso de especialização de oito semanas, abrangendo diversos biomas do Brasil. O Distrito Federal contribui com sua experiência em missões desse tipo, enviando militares para ajudar em queimadas há muitos anos”, explicou.

Entre os 30 bombeiros enviados, está a bombeira militar Debora Lopes, 28 anos, única mulher da equipe. Graduada no Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, ela ingressou na corporação em 2021 e terá sua primeira experiência em queimadas fora do DF. “É uma grande oportunidade representar Brasília e contribuir no combate a incêndios em outro bioma”, comentou. “Nosso curso nos especializa no combate a incêndios, adaptando nossos conhecimentos ao bioma em que atuamos.”
Em maio deste ano, o CBMDF enviou uma equipe para missão humanitária no Rio Grande do Sul, realizando operações de prevenção, busca, salvamento e resgate em resposta às catástrofes climáticas que afetaram o estado.
Com informações Agência Brasília