Casa do Maranhão garante segurança jurídica e celebra cultura

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Casa do Maranhão celebra concessão que garante segurança jurídica e fortalece ações culturais e sociais em Brasília

 

 

Em uma cerimônia marcada por emoção e celebração, a Casa do Maranhão, localizada na 914 Sul, recebeu a escritura pública de Concessão de Direito Real de Uso Sem Opção de Compra (CDRU-S). O evento contou com a presença de José Sarney Filho, representando o ex-presidente José Sarney, patrono da instituição inaugurada em 8 de dezembro de 1977, além de autoridades como dois ministros, a vice-governadora Celina Leão, deputados distritais e a presidente da Casa, Gilza Adriana Souza.

A Casa do Maranhão é um espaço que une tradição, cultura e serviços para a comunidade. Além de um restaurante que destaca a gastronomia maranhense, o local abriga eventos culturais, projetos sociais, atendimentos médicos, práticas esportivas e a igreja dedicada a São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão. Neste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) já autorizou 21 concessões de direito de uso semelhantes, promovendo a regularização fundiária de importantes espaços sociais.

Durante seu discurso, a vice-governadora Celina Leão destacou a importância histórica da Casa e o impacto positivo da concessão. “Vocês têm agora segurança jurídica por 30 anos, uma determinação do nosso governador Ibaneis Rocha. Isso permitirá melhorias, mais atendimentos médicos, esportivos e sociais. Tenho certeza de que este lugar será, cada vez mais, um espaço de acolhimento, amor e cuidado para a comunidade”, ressaltou Celina.

Ela também aproveitou para refletir sobre a relevância dos espaços de convivência para a saúde mental. “Estamos em um momento em que quase 30% da população sofre com questões de saúde mental. Precisamos investir em prevenção, não apenas na indústria do remédio. Locais como a Casa do Maranhão são essenciais para oferecer momentos de confraternização e práticas esportivas, cuidando da saúde mental dos moradores do Distrito Federal”, enfatizou a vice-governadora.

 

 

Emocionada, Gilza Adriana Souza, presidente da Casa do Maranhão, comemorou a conquista. “A Casa do Maranhão pertence a todos os maranhenses e também aos brasilienses. Com a concessão, estamos respaldados para firmar parcerias e assinar documentos. Esse sonho agora é realidade”, declarou com entusiasmo.

O presidente da Terracap, Izidio Santos, reforçou a importância do momento para a entidade. “A concessão garante legitimidade à ocupação da Casa, que está aqui há mais de 35 anos. Agora, com a regularização, fortalecemos o vínculo com a Terracap”, afirmou. Ele também destacou os avanços nas regularizações no DF. “Já entregamos mais de mil contratos do antigo Pró-DF, mais de 400 concessões para igrejas e vários clubes. Estamos trabalhando para levar dignidade e segurança jurídica a todos”, concluiu Izidio.

Com essa entrega, a Casa do Maranhão consolida seu papel como um espaço de celebração da cultura maranhense e de acolhimento para a comunidade, reafirmando a parceria entre o GDF e instituições que promovem inclusão e bem-estar.

Mais lidas

Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
CLDF: “Contra a dengue, a favor da vida”
...