Cartão Mobilidade bate recorde de uso no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Em relação a junho de 2024, o número de usuários do Cartão Mobilidade aumentou cerca de 30% | Arte: Semob-DF

Mais de 719 mil pessoas utilizam o Cartão Mobilidade no DF, impulsionadas pelo sistema digital e programa Vai de Graça

Desde a implantação do sistema 100% digital no transporte público coletivo do Distrito Federal, em dezembro de 2024, o número de usuários do Cartão Mobilidade tem crescido de forma expressiva. De acordo com dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), 142.367 novos cartões foram emitidos nesse período, elevando para 719.624 o total de pessoas que utilizam a ferramenta para o pagamento das passagens — o que representa 35% dos acessos ao sistema.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a procura pelo Cartão Mobilidade aumentou cerca de 30% em relação a junho de 2024, quando começaram a circular as linhas com pagamento exclusivamente digital. O crescimento é impulsionado também pelo programa Vai de Graça, que oferece gratuidade no transporte público aos domingos.

“A demanda por transporte público coletivo no Distrito Federal vem crescendo a cada dia, passando da média de 1,3 milhão de acessos em dias úteis. Aos domingos, com o Vai de Graça, o movimento de passageiros aumentou cerca de 60% em comparação aos fins de semana anteriores ao programa”, destaca o gestor. “Com isso, a procura pelo Cartão Mobilidade também cresceu, e as pessoas estão usufruindo dos benefícios criados pelo GDF no setor de transporte.”

Integração tarifária é diferencial

Além da praticidade no pagamento, o Cartão Mobilidade permite a integração tarifária: o usuário pode utilizar até três meios de transporte — ônibus, BRT e metrô — em um intervalo de três horas, pagando apenas uma tarifa de R$ 5,50. O Vale-Transporte também oferece esse benefício e representa 20% dos acessos ao sistema.

Outros cartões de gratuidade incluem o Passe Livre Estudantil (15% das viagens), o Especial (6%) e o Sênior (4%). O pagamento por cartões bancários corresponde a 8,5% das viagens. Já os demais acessos se referem a bilhetes avulsos, cartões funcionais e ao programa Vai de Graça.

Ao todo, mais de 1,4 milhão de cartões foram emitidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Dentre eles, além dos Cartões Mobilidade, há 300.243 cartões de Passe Livre Estudantil, 232.995 de Vale-Transporte, 78.939 Sênior, 65.523 para pessoas com deficiência (PCD) e 9.301 cartões Criança.

Segundo o BRB Mobilidade, cerca de 57% das recargas do Cartão Mobilidade são feitas por PIX. Os usuários ainda contam com 215 pontos de recarga e 70 locais de emissão em funcionamento no DF.

*Com informações da Semob-DF

Mais lidas

Senac DF oferece cursos para público LGBTQ...
Sesc-DF promove dois dias de atendimentos ...
Caiado inicia agenda nos EUA com reunião n...
...