Projeto lançado pelo GDF facilitará acesso a serviços públicos e promoverá inclusão tecnológica
A assistência às pessoas com deficiência (PcDs) no Distrito Federal será ampliada com o projeto Carreta da Inclusão, lançado nesta quarta-feira (10). A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti) e da Pessoa com Deficiência (SEPD), visa facilitar o acesso dessa população a serviços públicos, como a entrega de carteiras de identificação, atendimentos jurídicos e sociais, suporte na busca de emprego e experiências tecnológicas inclusivas.
O Guará foi escolhido para a estreia do projeto, que passará por outras cinco regiões. A carreta ficará na cidade até sexta-feira (12), no estacionamento do Cave, na QE 25. Serão distribuídas 514 carteiras de identificação para pessoas com deficiência e autistas, além de novas emissões. Os atendimentos ocorrerão das 14h às 16h na quarta-feira, e das 10h às 16h na quinta e sexta-feira.
O projeto inclui uma arena gamer com jogos eletrônicos adaptados e inscrições para o Gamifica-DF, que oferece cursos gratuitos de desenvolvimento de jogos, design e marketing. Os secretários da Pessoa com Deficiência e de Ciência, Tecnologia e Inovação assinaram uma portaria para cooperação no desenvolvimento de soluções tecnológicas para PcDs.
A Carreta da Inclusão também oferecerá suporte na busca de emprego e atendimentos sociais e jurídicos. Após o Guará, a carreta passará por Recanto das Emas, Samambaia, Gama, Santa Maria e Planaltina até setembro.