Candidato à prefeitura de Águas Lindas, Túllio, afirma compromisso com a segurança pública da cidade

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Águas Lindas está entre as 10 cidades mais violentas de Goiás, segundo o Atlas de Violência de 2019.

Termos sobre o direito de ir e vir estão assegurados na lei expoente do país, mas a população do município de Águas Lindas (GO) não vivencia essa liberdade.

De acordo com dados do Atlas da Violência 2019, a cidade está entre as 10 cidades mais perigosas de Goiás. O pré-candidato à prefeitura da região, Túllio, reafirma seu compromisso para reverter o atual cenário, a partir de 2020.

Em uma de suas missões como ouvinte do povo águas lindense, Túllio descreveu o artigo 5º da Constituição brasileira. Segundo o político, os termos garantem o direito de ir e vir, embora não seja essa a sensação dos moradores da cidade mais populosa do Entorno do Distrito Federal.

Candidato a prefeito de Águas Lindas (GO), Túllio

“Todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.”

Águas Lindas está entre as 10 cidades mais violentas do Goiás

De acordo com o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a cidade ocupa o 7º lugar no ranking de homicídios no estado de Goiás.

Túllio conversando com a comunidade de Águas Lindas em relação a Segurança Pública

“Uma triste realidade que, para muitos águas lindense, vai além das estatísticas. Famílias devastadas, com suas trajetórias marcadas pelo sangue de seus filhos, netos e entes queridos”, lamenta Túllio.

 

Insegurança até dentro de casa

De acordo com o estudo, em 2017 o município registrou 43,8 homicídios por 100 mil habitantes. Conforme o mesmo levantamento, a média nacional é de 31,6 mortes para cada 100 mil indivíduos, número considerado elevadíssimo e jamais registrado no país.

Para Túllio, Águas Lindas ainda é apontada como um dos municípios mais violentos do Brasil, indo na contramão da segurança tão almejada por todos.
No ano em que o estudo foi realizado, entre janeiro e julho, foram registrados, em média, 11 assaltos por dia, 2.388 roubos, 58 tentativas de homicídio, 20 estupros mais de 40 homicídios.

A população pede mais segurança para o município

Segundo Túllio, os dados revelam a insegurança da população onde quer que esteja. “Infelizmente, nem dentro de casa a sensação de insegurança é amenizada”, complementa.

Posição de Túllio

Para o candidato, não se pode nem deve tratar o contexto de violência como sendo algo normal. “Não se pode também fechar os olhos, no caso dos que tiveram a sorte de não ter o crime batido à própria porta”, explica.

Túllio pretende mudar a realidade do município a partir de uma política de segurança preventiva, da melhor estruturação das equipes de segurança e nas ações voltadas aos jovens.

“É preciso lembrar que uma política de segurança vai muito além de uma polícia qualificada e bem equipada. As ações envolvem projetos educacionais, obras de infraestrutura, melhorias na iluminação pública, limpeza dos terrenos baldios e áreas de cerrado, além de uma estratégia eficiente de inteligência e prevenção”, frisou Túllio.

Confira as promessas de Túllio:

– Investimentos em inteligência e integração das forças de segurança;
– Fortalecimento das delegacias;
– Aprimorar a gestão, com foco na qualificação dos profissionais e no desempenho das corporações;
– Atualizar o currículo dos cursos de formação dos policiais;
– Estruturar e viabilizar a implantação e funcionamento da guarda municipal de segurança;
– Propor estratégias reais de valorização das forças de segurança;
– Assegurar o bom funcionamento do presídio municipal;
– Buscar apoio do Governo Estadual para reestruturar o sistema prisional;
– Fortalecer as unidades de prevenção ao crime, por meio de parcerias com o Governo Estadual, Federal e com o Ministério da Justiça;
– Enviar os projetos necessários à Câmara de Vereadores para o recebimento dos recursos oriundos do Governo Estadual para aquisição de armas, munições, coletes e viaturas;
– Implementar o programa “De olho na rua”, do Governo de Goiás, que estabelece a implantação de câmeras em pontos estratégicos da cidade;
– Investir em programas educativos de prevenção e combate à violência, desde o início da vida escolar;
– Ampliar a participação das famílias e da comunidade nas reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança;
– Fortalecer o Conselho de Segurança;
– Formalizar e padronizar as parcerias e as relações entre as instituições públicas e privadas e demais órgãos de Governo, possibilitando integração de ações sociais que resultem na melhoria da segurança pública;
– Apoiar a implantação e o pleno funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública, criado pela Lei nº 13.675/18.

 

Mais lidas

Trump vestido de papa choca fiéis e agita ...
Funcionamento das unidades da SES-GO no fe...
Fecomércio DF leva serviços e shows incrív...
...