A média móvel de mortes diárias causadas pela Covid-19 no Distrito Federal atingiu nesta semana os menores índices dos últimos 19 meses, quando a pandemia ainda estava no início. Conforme levantamento realizado pelo Metrópoles, houve cerca de 1,7 óbito nos últimos sete dias
Para chegar a uma média tão baixa é preciso voltar para maio de 2020, momento em que os primeiros óbitos começaram a ser confirmados na capital. Na época, a média escalou rapidamente, chegando a 10 vítimas por dia da doença em menos de um mês.
O pico de mortes ocorreu durante a 2ª onda, no fim de março de 2021, quando eram mais de 70 óbitos por dia. Após o início da vacinação, o número passou a cair gradativamente com queda brusca ocorrida já em junho, com média de 20.
Atualmente, 78% da população vacinável, aquela acima de 12 anos, já tomou as duas doses da vacina. Isso significa um total de 1.961.773 pessoas com o ciclo de imunização completo. Quase 240 mil já até tomaram a dose de reforço.
Como ainda há cerca de 220 mil pessoas, que já podem tomar a segunda dose, mas, por algum motivo, ainda não procuraram postos, a tendência é que a cobertura ainda aumente e a média, que hoje está em torno de 1,7, diminua.