Campanha contra o sarampo é prorrogada para adultos entre 20 a 49 anos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Vacinação está disponível na rotina de todas as UBSs do DF.

 

Por Leandro Cipriano

 

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada em todo o país até o dia 31 de outubro. O público-alvo são os adultos de 20 a 49 anos, que podem tomar a dose extra da vacina tríplice viral mesmo que já a tenha recebido anteriormente.

 

Salas de vacina do DF estão abastecidas com a vacina que previne o Sarampo – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

A medida é necessária para eliminar a circulação do sarampo no Brasil, pois a principal medida de prevenção e controle da doença é a vacina. No Distrito Federal, ela está disponível na rotina das Salas de Vacina, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Por isso, a Secretaria de Saúde tem alertado o público-alvo sobre a importância de buscar pela vacinação, mesmo com a pandemia da Covid-19.

 

“A Estratégia de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada para que as pessoas entre 20 e 49 anos continuem procurando as unidades básicas de saúde. É importante receber uma dose extra da vacina, mesmo que já tenha as doses de rotina”, afirmou a enfermeira da área técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.

Campanha de vacinação foi prorrogada, em todo o país. Vacine-se e proteja-se contra à doença – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

De acordo com a especialista, dos cinco casos positivos da doença registrados no Distrito Federal em 2020, quatro deles estão entre 20 e 49 anos. Por isso, é necessário que o público-alvo procure pela dose extra da vacina o quanto antes, para evitar mais casos de sarampo entre pessoas dessa faixa etária.

Cobertura vacinal

 

Desde o início da campanha até 27 de agosto, a cobertura vacinal de adultos de 20 a 49 anos alcançou apenas 5,6% no Distrito Federal. Ou seja, 75.888 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas contra o sarampo nesse período.

Arte: Rafael Ottoni/SES-DF

Levando em conta que no DF a população total do público-alvo é de 1.364.987 pessoas, a cobertura vacinal se manteve abaixo do esperado. Um reflexo do que acontece em todo o Brasil, que registrou apenas 5,8% das pessoas com essas idades sendo vacinadas. Em outras palavras, as coberturas vacinais em todo o país estão muito abaixo da meta preconizada de 95% pelo Ministério da Saúde.

 

No Distrito Federal, a região de saúde que apresentou o melhor índice foi a Leste, com 13,8%. Porém, 71,8% das doses aplicadas nesta região se concentraram na unidade prisional. Em seguida vem a região Central (9,8%) e a região Oeste (6,0%), que apresentam as maiores coberturas vacinais da campanha até o momento.

Em relação às faixas etárias, a cobertura vacinal foi de 5,1% para população de 20 a 29 anos, de 5,6% para o grupo de 30 a 39 anos e de 6,2% para as pessoas de 40 a 49 anos

 

Sintomas

Arte: Rafael Ottoni/SES-DF

O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de três a cinco dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre por mais de três dias é sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade. (Agência Saúde DF)

Mais lidas

Michelle chama ministro de “mentiroso” por...
Eduardo Bolsonaro ameaça sanções contra Co...
Marcos do Val nega fuga e aparece nos EUA
...