Medidas visam aprimorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas autarquias do Distrito Federal
O Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a reestruturação administrativa de duas importantes autarquias. O Projeto de Lei (PL) nº 1.003/24 diz respeito à carreira de Atividades do Meio Ambiente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), enquanto o PL nº 1.004/24 trata da estrutura administrativa e cargos do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF). Ambos os projetos foram aprovados em dois turnos e redação final, aguardando agora a sanção.
O primeiro projeto transforma 100 cargos vagos de técnico de atividades do meio ambiente, de nível médio, em 62 cargos de analista, de nível superior. Com essa mudança, a carreira será composta por 182 cargos de analista e 50 de técnico. O presidente do Ibram, Rôney Nemer, acredita que essa alteração acelerará a análise de processos ambientais.
Já o projeto relacionado ao DER cria e reorganiza as unidades administrativas da autarquia e aumenta o número de cargos comissionados de 221 para 390. Ao apresentar o PL, o presidente substituto da autarquia, Fábio Cardoso da Silva, justificou que a nova estrutura visa modernizar o DER, visando “melhorias expressivas para os usuários do Sistema Rodoviário do Distrito Federal”.