Câmara Legislativa do DF aprova projeto de valorização das disciplinas elementares

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Fotos: Jeremias Alves
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Projeto aprovado destaca a importância da Língua Portuguesa

 

O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na última terça-feira (27) o Projeto de Lei 373/2023, de autoria do deputado Thiago Manzoni, que estabelece a Política Distrital de Valorização das Disciplinas Elementares. O texto reconhece a importância da Língua Portuguesa e da Matemática como disciplinas fundamentais e determina que seu ensino seja priorizado e incentivado na rede pública de ensino.

 

De acordo com a proposta aprovada, o Poder Público Distrital implementará uma política com duração de dez anos, cujas metas incluem elevar os índices de aprendizado dos alunos da rede pública nas disciplinas elementares. O projeto também estabelece o mês de maio como o mês da valorização das disciplinas elementares, durante o qual as escolas poderão realizar atividades como olimpíadas e competições para estimular o aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa.

 

Além disso, o projeto prevê a criação de monitorias remuneradas, nas quais alunos com habilidades demonstradas poderão auxiliar os professores na oferta de aulas de reforço para estudantes com dificuldades de aprendizado. O texto também determina que a Câmara Legislativa do Distrito Federal desenvolva um programa de reforço em Língua Portuguesa e Matemática a ser transmitido pelos canais virtuais da TV Câmara Distrital.

 

Na justificativa do projeto, o deputado Thiago Manzoni ressalta que não basta tornar essas disciplinas obrigatórias para combater a defasagem no ensino. É necessário valorizar e incentivar a aprendizagem delas. Segundo ele, “a simples obrigatoriedade das disciplinas não é suficiente para resolver o problema, sendo imprescindível que toda a sociedade se una em um esforço coordenado com o propósito específico de enfrentar as deficiências dos alunos nessas áreas curriculares”.

Mais lidas

Setembro começa com 785 vagas de emprego
Daniel Vilela reforça transformação do Agr...
Senac-DF: palco de sonhos e conquistas
...