Câmara aprova novo Fundeb com mais recursos para educação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ordem do dia para votação de propostas legislativas. Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Rodrigo Maia (DEM - RJ)

 

A Câmara dos Deputados aprovou hoje, por 499 votos a 7, a PEC do Fundeb em primeiro turno. O texto foi aprovado depois da orientação dos partidos para votar a favor do relatório da deputada Dorinha Seabra (DEM-TO).

O acordo foi fechado no início desta tarde, após encontro de Dorinha e Maia na residência oficial do presidente da Câmara. O articulador do governo foi Luiz Eduardo Ramos.

Pelo texto da deputada, relatora do projeto, a participação da União no fundo será de 23%, dos quais 5% serão destinados à primeira infância.

O governo havia proposto aumentar o repasse da União de 10% para 23% do total dos recursos do Fundeb, com aumento escalonado a partir de 2021.

No percentual, no entanto, o Ministério da Economia queria repassar 5% para famílias em situação de vulnerabilidade com crianças de até 5 anos inscritas no Renda Brasil, em uma espécie de auxílio-creche.

Após pressão de deputados, o governo recuou da ideia, mas manteve a exigência de que os 5% sejam carimbados como gastos para a primeira infância. A forma como os valores serão executados será discutida em um segundo momento.

Mais lidas

Vídeo: Criança resgatada de incêndio em Fa...
Senac-DF oferece oficina gourmet gratuita ...
Celebração de Pentecostes altera o trânsit...
...