No dia 16 de maio começa a ser pago em seis parcelas, se o contribuinte preferir, a taxa do IPTU de acordo com o final da inscrição do imóvel
Foi divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Economia (SEEC) o calendário de para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP).
Outra novidade é a possibilidade de pagar em uma vez apenas, com o desconto, que saiu de 5% para 10%. O intuito é facilitar a vida dos contribuintes que, no início do ano já sabem de cor os pagamentos dos tributos tradicionais.
Um detalhe a ser observado. Parcelas iguais iguais, cujo o valor de cada uma não inferior a R$ 20, conforme divulgou a Secretaria de Economia do DF. Em sendo a soma do valor do IPTU com o da TLP inferior a R$ 40, o pagamento deverá ser feito em cota única. Portanto, muita atenção na hora que for se concentrar na novidade.
Tem mais, ainda de acordo com a Portaria nº 322, publicada no Diário Oficial do DF desta terça, é facultada ao contribuinte a apresentação de reclamação contra o lançamento, no prazo de 30 dias, contado da publicação do edital de lançamento, diretamente no Portal de Serviços da Receita do Distrito Federal
Para facilitar a navegação a secretaria divulgou o caminho a ser seguido. <ATENDIMENTO VIRTUAL> , <Registrar Solicitação>, <Tipo de pessoa: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica>, <Assunto: IPTU/TLP> e <Tipo de Atendimento: Efetuar Reclamação Contra o Lançamento – IPTU/TLP – Serviço>.
Vale destacar que os boletos para pagamento chegarão aos contribuintes por meio dos Correios. No entanto, se o contribuinte preferir não depender do serviço de postagem, será possível imprimir os boletos por intermédio do site da Receita ou no aplicativo Economia-DF. Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal.
Espie, abaixo a datas de vencimentos do IPTU 2022: