Caiado: “Tráfico destrói o Estado de Direito”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Governador Ronaldo Caiado durante o XIII Fórum de Lisboa, em Portugal (Foto: Alexandre Parrode)

 

Governador de Goiás propõe ação firme contra facções criminosas em painel internacional sobre política de drogas

 

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, defendeu nesta quarta-feira (2/7), durante o XIII Fórum de Lisboa, uma política de tolerância zero ao tráfico de drogas como estratégia essencial para conter o avanço das facções criminosas no Brasil. O debate ocorreu no painel “Política de Drogas: Entre Segurança e Saúde Pública”.

Com experiência como médico e gestor, Caiado criticou a crescente complacência em relação às drogas, que, segundo ele, alimenta a produção, o consumo e o domínio de territórios por grupos criminosos. “Sou 100% contra a descriminalização. O tráfico cooptando jovens é a antítese do Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Caiado citou como exemplo os casos do Rio de Janeiro e da Amazônia, além da atuação de facções brasileiras em países vizinhos e na Europa. Destacou ainda a estratégia de Goiás, baseada em ações de segurança pública integradas a investimentos em educação e políticas sociais. “É a desesperança que leva os jovens ao mundo das drogas”, pontuou.

O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, reforçou a análise e alertou sobre o domínio territorial do tráfico, que recruta usuários desde cedo para alimentar o ciclo criminoso.

Avanços em Goiás

O governador também apresentou dados positivos do estado: nos últimos seis anos, o número de jovens internados em centros socioeducativos caiu de 1.073 para 178, uma redução de 83%. “Com presença efetiva do Estado, quebramos o ciclo da violência”, ressaltou.

Fórum de Lisboa

Promovido pelo IDP, ICJP da Universidade de Lisboa e FGV, o Fórum de Lisboa reúne autoridades e especialistas para discutir modelos jurídicos e políticas públicas. A edição 2025 ocorre de 2 a 4 de julho, na Cidade Universitária, em Lisboa. Caiado participou do painel ao lado de nomes como o ministro do STJ, Rogério Schietti Cruz, e o diretor português João Goulão, referência internacional no enfrentamento às dependências químicas.

Mais lidas

Moraes decide hoje sobre suposta violação ...
Caiado corre para proteger exportações goi...
Projeto Na Sua Hora leva serviços públicos...
...