Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência com foco no combate ao crime e apoio de ACM Neto
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou nesta sexta-feira (4), em Salvador, sua pré-candidatura à Presidência da República em um evento que misturou festa popular, discursos políticos e demonstrações de força partidária. Assumindo como principal bandeira o combate à criminalidade, Caiado alinha seu projeto nacional à crescente preocupação da população brasileira com a segurança pública — tema apontado como prioridade pelos eleitores em pesquisas recentes, como a da Quaest, divulgada na última quarta-feira (2).
Caiado, que já transformou Goiás em uma referência nacional em segurança durante seus mandatos, pretende levar sua política de enfrentamento ao crime para todo o país. “Em Goiás, os bandidos só tinham duas opções: mudar de profissão ou mudar de Estado”, reafirmou, reiterando seu estilo linha-dura.
Apesar da ausência do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda — alçado ao cargo com apoio decisivo do próprio Caiado —, o evento contou com um importante apoio simbólico e político: o do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do partido, ACM Neto. Foi ele quem mobilizou a militância baiana e fez questão de frisar que o União Brasil é um partido democrático, sem dono, e que apoiará Caiado a partir de uma construção interna.
“O próprio governador Caiado acabou de colocar que, dentro do União Brasil, existem várias linhas de pensamento. Temos pessoas que são entusiastas da pré-candidatura de Ronaldo Caiado e outras que ainda não fazem parte desse projeto. Mas o nosso partido é democrático, não é de imposição”, afirmou ACM Neto, que também exaltou os feitos de Caiado como gestor. “Ronaldo Caiado é orgulho de Goiás, da Bahia e do Brasil”, disse em suas redes sociais.
O evento também teve clima festivo, com axé music e homenagens. Caiado foi recebido com festa no Aeroporto de Salvador e carregado nos ombros por apoiadores. Na capital baiana, recebeu as duas maiores honrarias do Estado: a Comenda 2 de Julho e o Título de Cidadão Baiano — um gesto simbólico forte em um dos principais redutos eleitorais do presidente Lula (PT), que obteve 72,1% dos votos no segundo turno em 2022.
Apesar dos elogios, a pré-candidatura de Caiado enfrenta desafios dentro e fora de seu partido. União Brasil negocia uma fusão com o Progressistas (PP), o que criaria a maior força partidária da Câmara, com 106 deputados. Mas Caiado critica a iniciativa, classificando-a como um “tiro no pé”, e enfrenta resistência de lideranças do PP, como o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), que se opõe à sua candidatura presidencial.
Outro fator delicado é a inelegibilidade do próprio Caiado, decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) em dezembro de 2024. A decisão, no entanto, ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que mantém a pré-candidatura viva por ora. O governador goiano se apresenta como possível sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, também inelegível, e tenta atrair parte de seu eleitorado.
Além de ACM Neto, o senador Sergio Moro (União-PR) também participou do lançamento e declarou apoio à pré-candidatura de Caiado, reforçando a tentativa do governador de se consolidar como nome de centro-direita competitivo para a sucessão de 2026. Com discurso firme, apoio estratégico e legado em segurança pública, Ronaldo Caiado entra oficialmente no tabuleiro eleitoral nacional.