Caiado amplia Aprendiz do Futuro para 10 mil jovens

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Caiado anunciou aumento de vagas do programa do Goiás Social durante apresentação dos novos contratados pela iniciativa - Foto: Walter Folador

 

Governo de Goiás amplia programa Aprendiz do Futuro para 10 mil vagas

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta quinta-feira (8/5) a ampliação do programa Aprendiz do Futuro, que passa de 6.250 para 10 mil vagas, durante cerimônia de acolhimento aos 561 novos jovens contratados. O evento foi realizado no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia, com a presença da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e demais autoridades estaduais e municipais.

Na ocasião, também foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Goiânia, que pela primeira vez passa a integrar o programa, abrindo espaço para cerca de 500 aprendizes na administração municipal. “Era a única prefeitura que ainda não contava com o Aprendiz do Futuro, e agora teremos jovens também contribuindo com a estrutura da capital”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Durante o evento, Caiado incentivou os jovens a aproveitarem a oportunidade com empenho. “O Aprendiz do Futuro é um diferencial enorme, porque são portas que vão se abrir. Estudem, dediquem-se, porque é na dificuldade que se forjam os profissionais do futuro”, afirmou o governador.

Gracinha Caiado reforçou o caráter transformador do programa. “O Aprendiz do Futuro nasceu para abrir portas e romper barreiras sociais. Foi criado para ser grande e transformador. A expansão só é possível graças aos nossos parceiros”, disse.

O vice-governador Daniel Vilela também dirigiu palavras de incentivo aos jovens, destacando a importância da convivência com profissionais experientes. “Sejam proativos e aproveitem essa chance para desenvolver habilidades como a comunicação e a responsabilidade.”

Criado em 2021, o Aprendiz do Futuro oferece meio salário mínimo, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, férias e décimo terceiro para adolescentes de 14 a 15 anos, estudantes da rede pública ou bolsistas integrais na rede privada, com renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário por pessoa. A seleção é feita por edital e já beneficiou mais de 13 mil jovens nos 246 municípios goianos.

O programa prioriza públicos historicamente vulnerabilizados, como indígenas, quilombolas, ciganos, afrodescendentes, adolescentes em acolhimento institucional ou em cumprimento de medidas socioeducativas, órfãos da Covid-19 e pessoas com deficiência.

A presidente da Renapsi, Maria Raquel Barbosa, entidade parceira na execução do programa, definiu a iniciativa como “a maior vitrine nacional de atendimento aos jovens”. “A socioaprendizagem garante permanência na escola, formação para o trabalho e geração de renda”, afirmou.

A jovem Sara Vitorya, de 15 anos, compartilhou sua experiência: “Entrei aos 14 com o sonho de ajudar minha família. O programa me ensinou responsabilidade, convivência e, principalmente, a administrar meu dinheiro. Porque ganhar e não saber usar é como não ter nada.”

Mais lidas

Caiado amplia Aprendiz do Futuro para 10 m...
Faustão surpreende no SBT e emociona ao ho...
Dona Déa e Lívia Andrade selam paz ao vivo...
...