Café é caso de amor para muitos e vale celebração

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Por Maurício Nogueira

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta sexta-feira (24) e não é para menos, trata-se da bebida mais famosa na mesa dos brasileiros e a segunda mais consumida, ficando somente atrás da vital água. A data foi estipulada por marcar o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras do país.

A proliferação de estabelecimentos abertos no varejo, nos últimos anos é latente. O Brasil é o segundo maior consumidor no mundo, com 21 milhões de sacas. Cada pessoa consome 839 xícaras de café por ano, e o investimento chega a R$ 113,00/ano, pelo menos de acordo com levantamentos da Euromonitor Internacional.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café, seja puro, com leite, espresso, carioca ou americano.

Além disso, a bebida que era considerada ser consumida, habitualmente, por pessoas com idade avançada, atualmente, é encarada como vital para a população mais jovem. O perfil de consumidores de café caiu para a faixa etária entre 16 e 25 anos.

O produto vendido em pó ainda é o responsável por 81% do que se consome no Brasil. Enquanto o grão torrado vem em seguida, com 18%. As cápsulas representam somente 1% das vendas anuais.

Vale lembrar que os entendidos na preparação da bebida preferem ainda o ritual de adquirir os grãos, de preferência de meia torra, e o triturarem pouco antes da passada pela água que não deve ser fervendo, para que as propriedades sejam sorvidas ao máximo.

Os prós

Para todos os cafés da manhãs, das tardes e consumidos, inclusive à noite, pelos menos sensíveis a ficar sem dormir, a cafeína existente na composição da bebinda colabora com o funcionamento cognitivo geral, estimula o metabolismo e melhora o humor ao liberar a dopamina, considerada a “substância do prazer”.

Estudos afirmam que o café pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver várias doenças associadas à demência, como mal de Alzheimer, diabetes tipo II, mal de Parkinson, vários tipos de câncer, cirrose e ainda colabora com a limpeza do organismo, por ser diurético.

Nutricionistas já atestaram que existem componentes da bebida que fazem bem para o organismo. Além de ser estimulante, acelera o metabolismo e combate os radicais livres, por ter propriedades antioxidantes. A recomendação é de que sejam tomadas entre quatro e cinco xícaras por dia.

O companheiro predileto de muitas pessoas, que não conseguem viver seu dia a dia sem o líquido — seja servido frio, gelado ou quente — poderoso merece ter celebração especial no dia dele. Café, conversa, amigos e saúde para todos.

Mais lidas

Sesc Estação Blues agita Brasília com show...
Senadora Damares reforça atuação contra le...
CFT pede impugnação de edital do novo conc...
...