Caesb e IGESDF Firmam Acordo de Cooperação para Doação de Equipamentos de TI e Uso de Sistema de Controle Patrimonial
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) assinaram um Acordo de Cooperação na manhã de hoje (20), que irá beneficiar a rede pública de saúde do DF. O acordo prevê a doação de 578 itens de TI e o uso do sistema de controle patrimonial desenvolvido pela Caesb.
A doação inclui 284 monitores, 184 CPUs, 11 notebooks, um ar condicionado e 98 poltronas, cadeiras e longarinas, todos em bom estado, mas que não estão sendo utilizados pela companhia. Esses itens serão destinados para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, especialmente nas unidades sob a gestão do IGESDF, como o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia, e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vinculadas à Secretaria de Saúde.
Além da doação, o acordo autoriza o IGESDF a utilizar o sistema de gestão patrimonial da Caesb. Este sistema permite localizar bens de maneira rápida e precisa, com dados georreferenciados e imagens dos itens, facilitando o controle e a transferência de equipamentos. A metodologia proporciona a localização de bens perdidos e a visualização do novo banco de dados com informações detalhadas sobre cada item de inventário.
O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explicou que, devido à renovação tecnológica da companhia, os equipamentos doados estavam se tornando obsoletos para as necessidades de setores mais exigentes, como a engenharia, mas ainda são adequados para a equipe administrativa. “Os computadores passaram por revisão, e estamos doando 200 unidades, além de mobiliários completos, que atendem às necessidades do IGESDF”, afirmou.
O presidente do IGESDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, agradeceu pela doação e destacou os benefícios que os novos equipamentos e softwares trarão para a gestão da saúde pública. “Esses itens vão agregar muito à nossa gestão. Com mais colaboradores e ferramentas, conseguimos reduzir o tempo de espera e agilizar a prescrição de medicamentos, o que faz toda a diferença na assistência aos nossos pacientes”, disse.
Este acordo reforça a colaboração entre os órgãos públicos, contribuindo para a melhoria da infraestrutura da saúde no Distrito Federal e para o aprimoramento da gestão patrimonial e operacional do IGESDF.