O candidato ao Governo do Distrito Federal Leandro Grass [PV] sofreu revés no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), na decisão do último sábado (10/09). O juiz auxiliar Demetrius Gomes Cavalcante deferiu liminar para impedir a continuidade da divulgação de uma propaganda que usa computação gráfica para simular cães falantes.
O magistrado ressaltou que a legislação eleitoral proíbe “montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais” para evitar abuso de poder econômico, uma vez que esse tipo de propaganda “exige trabalho qualificado e de alto custo, que nem todos os candidatos podem arcar.”
“No caso, assistindo a propaganda, observa-se notórios efeitos de animação, montagens e computação gráfica, colocando cães para exercerem atividades dos seres racionais como falar, malhar, usar o celular, andar de skate, dentre outros”, escreveu o magistrado.
A liminar foi deferida no âmbito de uma ação de autoria da coligação Unidos pelo DF, que tem o governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), como cabeça de chapa.
Em nota, a assessoria da campanha de Leandro Grass disse: “A propaganda não atacava ninguém, só mostrava a preocupação do Leandro Grass com os animais por meio de uma animação com cães e gatos. Mas já cumprimos a decisão do TRE.”