Brincar é coisa séria: a importância da brincadeira na Educação Infantil

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A importância das brincadeiras e jogos na educação infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e socioafetivo das crianças

 

A ludicidade é de grande importância no processo de desenvolvimento infantil. Nas aulas, as brincadeiras e jogos trazem a sensação de contentamento e ajudam as crianças a entender e aceitar regras, desenvolver sua autonomia, despertar a atenção durante as brincadeiras, e ajudar na comunicação e socialização através do compartilhamento e da necessidade de se expressar com os outros de forma significativa e prazerosa para a criança e para todos envolvidos no processo.

 

Na Educação Infantil, as DCNs trazem em seus eixos norteadores a importância das interações com outras crianças e brincadeiras nesta fase da educação básica. “Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança”.

 

Nas aulas, deve-se manter presentes as brincadeiras diariamente e os professores devem encorajar e intermediar as brincadeiras e interações com outras crianças, para que elas sejam estimuladas nas áreas cognitivas, afetivas, motoras e socioafetivas. O brincar oferece à criança a oportunidade de interagir com o mundo ao seu redor.

 

Tendo como princípio pedagógico o desenvolvimento infantil, as brincadeiras e jogos como metodologia no planejamento do professor podem oferecer às crianças a oportunidade de expor situações do seu cotidiano, desenvolver a criatividade e a imaginação. As brincadeiras proporcionam que a criança adquira conhecimento de si mesma, obtenha conceitos, habilidades e competências com maior facilidade através do lúdico.

 

Portanto, devemos sempre nos atentar que “Brincar é coisa séria”. A convivência da criança no ambiente escolar com atividades lúdicas traz a sensação prazerosa do aprendizado, criando experiências afetivas, cognitivas e sociais que ajudarão em seu desenvolvimento infantil.

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...