Brasília terá primeiro time de futsal Down

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Deputado Eduardo Pedrosa será padrinho do time

 

Pela primeira vez o Distrito Federal terá um time de futsal com pessoas com Síndrome de Down. A nova equipe vai treinar pelo menos uma vez por semana, no ginásio Poliesportivo do Cruzeiro. A presidente da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down, Cléo Lima, e a vice-presidente da associação DFDown, Silma Costa, convidaram o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) para ser padrinho do time.

“Fiquei muito feliz e honrado com o convite, pois sei que a prática do futsal e de esportes, é fundamental para inclusão e superação de preconceitos. Além disso, ajuda a amenizar problemas de saúde, como a obesidade, melhora a resistência cardiorrespiratória, diminui o risco de cardiopatia, reduz o colesterol e estimula o companheirismo, favorecendo as relações interpessoais. Nossos jogadores serão acompanhados por uma equipe de profissionais das áreas de educação física, fisioterapeutas e médicos”, conta o parlamentar.

Eduardo explica que o apoio a formação de equipes de futsal Down faz parte de um projeto maior para a inclusão de pessoas com deficiência através do esporte. O objetivo é trabalhar para criar condições para que outras cidades satélites tenham essa modalidade como ferramenta de inclusão.

O Futsal Down no Brasil teve início em 2003 e faz parte da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais – CBDI. Atualmente existem no Brasil, aproximadamente 40 equipes de Futsal Down nos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. A Seleção Brasileira CBDI de Futsal Down foi criada em 2011 e é a atual Bicampeã Mundial da modalidade.

Mais lidas

Fecomércio Mais Perto de Todos encerra tem...
Brasil tem 195 casos suspeitos de intoxica...
Aposentados de Maceió têm até dia 17 para ...
...