Brasília renasce verde: Bosque dos Pinheiros se transforma com a chegada de espécies nativas do Cerrado

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Espécies nativas do Cerrado vão substituir pinheiros que foram retirados para segurança dos frequentadores. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Trazendo o Cerrado de volta: O renascimento verde do Bosque dos Pinheiros em Brasília

 

 

 

O Bosque dos Pinheiros, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, está passando por uma transformação significativa. O Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu retirar os pinheiros por questões de segurança e começou o plantio de três mil mudas de espécies nativas do Cerrado, como parte das ações de recuperação do parque.

 

O projeto busca resgatar a visão original do paisagista Roberto Burle Marx. O governador Ibaneis Rocha liderou o início do plantio das mudas e destacou a importância dessa iniciativa para revitalizar o parque. As espécies selecionadas incluem pau-brasil, acácia, ipê, bromélia, copaíba, jacarandá, palmeira, entre outras.

 

O objetivo é aproximar o bioma do Cerrado dos visitantes do parque. A remoção dos pinheiros começou em 2023, devido a problemas de segurança e devido à idade avançada das árvores. A iniciativa recebeu elogios da comunidade local, que espera por um ambiente mais arborizado e seguro. Além do plantio das mudas, uma novidade é a inclusão de QR codes exclusivos em cada árvore, permitindo que os visitantes tenham acesso a informações detalhadas sobre as espécies através de seus celulares.

Espécies nativas do Cerrado vão substituir pinheiros que foram retirados para segurança dos frequentadores. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Mais lidas

DE FRANCISCO A FRANCISCO
Todos iguais na morte
EM NOME DA MEMÓRIA, NÃO DEVEMOS ESQUECER U...
...