Maior feira de turismo da América Latina ocorre de 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções
Após mais de 20 anos, Brasília volta a sediar a Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina. A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (25) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do governador Ibaneis Rocha, que destacou os esforços do Governo do Distrito Federal (GDF) para trazer o congresso à capital. A 51ª edição da feira será realizada entre os dias 26 e 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), com o apoio do GDF.
Durante a cerimônia de abertura, o governador comemorou o retorno da feira, que espera atrair 30 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 30 milhões na economia local. Ele também ressaltou o potencial turístico da cidade e o investimento realizado pelo GDF para a realização do evento. “Foi um investimento muito grande que fizemos para trazer essa feira. Inicialmente, ela estava programada para ocorrer no Rio de Janeiro, e mostramos, através da Secretaria de Turismo, toda a capacidade do Distrito Federal nesse segmento”, afirmou Ibaneis.
O governador citou o aumento de 30% no número de turistas na cidade desde o início de seu governo, em 2019, como resultado das iniciativas para melhorar o setor. Ele mencionou também a redução do ICMS sobre o combustível das aeronaves de 12% para 7%, um fator importante para a retomada dos voos internacionais na capital, além da implementação do stopover de três dias, que não gera custos adicionais aos passageiros.
Com um fluxo de 14.860.880 passageiros em 2023, o Aeroporto de Brasília é o principal ponto de entrada internacional fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, o DF é considerado o terceiro polo gastronômico do Brasil e possui um parque hoteleiro com mais de 400 hotéis, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).
A presidente nacional da Abav, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância de realizar a feira fora dos grandes centros. “Após anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a feira volta a ser itinerante para desenvolver o turismo em outras localidades. Brasília foi escolhida como a primeira cidade fora desse eixo a receber uma edição do evento pós-pandemia devido à sua localização geográfica e ao crescimento dos investimentos no setor”, explicou.

Programação do Evento
Durante os três dias da Abav Expo, cerca de 1.500 marcas do setor estarão presentes, incluindo representantes de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo e artesanato, distribuídos em 198 estandes em uma área de 30 mil metros quadrados. O evento contará com a participação de players de 22 países, 26 estados brasileiros e 15 municípios.
A programação inclui 60 palestras, painéis e capacitações em quatro arenas temáticas: Inovabilidade, Estratégias, Especialização e Vivências e Lazer. Entre os debates, temas como Afro Turismo, Turismo Inclusivo, e Direitos do Consumidor serão abordados.
Fundada em 1953, a Abav Nacional é a principal entidade de agenciamento de turismo no Brasil, com presença em todos os 26 estados e no DF. A associação conta com mais de duas mil empresas associadas, que respondem por cerca de 80% da movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país, gerando um faturamento de R$ 34,4 bilhões em 2023.
Com informações Agência Brasília