Brasília recebe a Abav Expo após 20 anos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Na foto Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, lembrou o investimento que o GDF tem feito para movimentar e estimular o crescimento do setor. “Temos trabalhado muito desde o início do governo em 2019 para melhorar a questão do turismo. Com isso, conseguimos aumentar em 30% o número de turistas na nossa cidade”, destacou. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Maior feira de turismo da América Latina ocorre de 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções

 

 

Após mais de 20 anos, Brasília volta a sediar a Abav Expo, a maior feira de turismo da América Latina. A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (25) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do governador Ibaneis Rocha, que destacou os esforços do Governo do Distrito Federal (GDF) para trazer o congresso à capital. A 51ª edição da feira será realizada entre os dias 26 e 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), com o apoio do GDF.

Durante a cerimônia de abertura, o governador comemorou o retorno da feira, que espera atrair 30 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 30 milhões na economia local. Ele também ressaltou o potencial turístico da cidade e o investimento realizado pelo GDF para a realização do evento. “Foi um investimento muito grande que fizemos para trazer essa feira. Inicialmente, ela estava programada para ocorrer no Rio de Janeiro, e mostramos, através da Secretaria de Turismo, toda a capacidade do Distrito Federal nesse segmento”, afirmou Ibaneis.

O governador citou o aumento de 30% no número de turistas na cidade desde o início de seu governo, em 2019, como resultado das iniciativas para melhorar o setor. Ele mencionou também a redução do ICMS sobre o combustível das aeronaves de 12% para 7%, um fator importante para a retomada dos voos internacionais na capital, além da implementação do stopover de três dias, que não gera custos adicionais aos passageiros.

Com um fluxo de 14.860.880 passageiros em 2023, o Aeroporto de Brasília é o principal ponto de entrada internacional fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, o DF é considerado o terceiro polo gastronômico do Brasil e possui um parque hoteleiro com mais de 400 hotéis, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).

A presidente nacional da Abav, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância de realizar a feira fora dos grandes centros. “Após anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a feira volta a ser itinerante para desenvolver o turismo em outras localidades. Brasília foi escolhida como a primeira cidade fora desse eixo a receber uma edição do evento pós-pandemia devido à sua localização geográfica e ao crescimento dos investimentos no setor”, explicou.

Na foto Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, lembrou o investimento que o GDF tem feito para movimentar e estimular o crescimento do setor. “Temos trabalhado muito desde o início do governo em 2019 para melhorar a questão do turismo. Com isso, conseguimos aumentar em 30% o número de turistas na nossa cidade”, destacou. Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

 

Programação do Evento

Durante os três dias da Abav Expo, cerca de 1.500 marcas do setor estarão presentes, incluindo representantes de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo e artesanato, distribuídos em 198 estandes em uma área de 30 mil metros quadrados. O evento contará com a participação de players de 22 países, 26 estados brasileiros e 15 municípios.

A programação inclui 60 palestras, painéis e capacitações em quatro arenas temáticas: Inovabilidade, Estratégias, Especialização e Vivências e Lazer. Entre os debates, temas como Afro Turismo, Turismo Inclusivo, e Direitos do Consumidor serão abordados.

Fundada em 1953, a Abav Nacional é a principal entidade de agenciamento de turismo no Brasil, com presença em todos os 26 estados e no DF. A associação conta com mais de duas mil empresas associadas, que respondem por cerca de 80% da movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país, gerando um faturamento de R$ 34,4 bilhões em 2023.

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
Drenar DF: a obra que fez Brasília respira...
...