“Brasília Iluminada”, capital da esperança

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

No ano em que a Brasília completa 60 anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) une a magia e as luzes de Natal com a história da capital federal no projeto Brasília Iluminada, que será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (18) na Praça do Buriti.

A programação, que prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música, vai até 17 de janeiro.

O projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança vai iluminar a Esplanada dos Ministérios, passando pela Praça e pelo Palácio do Buriti até chegar à Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz e estender as comemorações também para as regiões administrativas, com o Trenó Luz levando o Papai Noel para abrilhantar o Natal de crianças e adultos de todo o Distrito Federal.

O lançamento do projeto começa às 17h30 na Praça do Cruzeiro, com a participação da Orquestra Filarmônica de Brasília. Às 18h30, haverá apresentação do Coral Orquestra Filarmônica de Brasília. Em seguida, um show de fogos de artifício na Praça do Buriti comemora o acendimento das luzes de Natal.

Além de embelezar a cidade e encantar quem visitar as diversas instalações que se estendem pelo Eixo Monumental, o Natal Iluminado terá impactos positivos que vão desde o incentivo à economia local e a geração de renda até o incremento ao Turismo. É por isso que o projeto, capitaneado pela Secretaria de Economia, foi construído em conjunto com as secretarias de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social.

No total, serão mais de mil postos de trabalho de forma direta, com 100% mão de obra contratada sendo local. “Brasília merece um presente como este, de uma dimensão jamais vista em anos anteriores. Teremos nossa cidade bonita e iluminada para que as famílias possam aproveitar a magia do Natal e celebrar com seus entes queridos com essa mensagem de luz e esperança para 2021”, afirma André Clemente, titular da Economia.

projeto também é comemorado pelo incremento do turismo local, afetado intensamente pela pandemia do novo coronavírus. “Este é um projeto que nunca aconteceu em Brasília e que chega em um momento de agradecer por um ano de superação e muitos desafios. Ver os nossos pontos turísticos iluminados mostra a força do nosso setor em transformar a realidade de uma cidade e o quanto nossa capital está se consolidando como destino”, acredita a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

O olhar atento da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, garantiu que o acesso ao projeto fosse totalmente gratuito e que ele assegurasse o acesso de pessoas com necessidades especiais, assim como idosos e crianças. “Neste ano totalmente atípico, em que o mundo se encontra em um situação tão vulnerável em razão de um vírus, é importante voltarmos o nosso olhar para o próximo. Sendo assim, o projeto garantirá acessibilidade e oportunidade para que todos possam celebrar o espírito de Natal”, esclareceu Mayara.

O projeto prevê também ações de promoção do artesanato e da cultura local e tem grande preocupação com a sustentabilidade, as conexões solidárias, o atendimento humanizado e a segurança do público e dos colaboradores em relação à pandemia.

“Neste Natal diferente, depois de um 2020 tão inesperado, nos deixemos surpreender pelas luzes que agora enfeitam a cidade, e desejar que sejam auspícios para um ano novo que se aproxima cheio de esperança”, acrescenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Além das secretarias, o projeto também contou com a participação dos deputados distritais, que garantiram recursos para o financiamento do Natal Iluminado.

projeto une o conceito de Brasília Iluminada – pela capital do país ser a esperança para todo o Brasil – com a celebração dos 60 anos de Brasília. A decoração valoriza elementos que caracterizam os traços da identidade brasiliense, como a arquitetura e o cerrado.

O projeto compreende dez eixos: Árvore Sonho e Realidade, árvores decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Túneis Flor do Cerrado e Pórticos de Entrada, Praça do Buriti, point cultural Céu de Brasília, presépio virtual Luz do Mundo e o Trenó Luz. Totalizando 415.770 m² de área implantada com todos os eixos do projeto, a iniciativa é inédita na capital.

Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, o público deverá manter o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas. Será obrigatório o uso de máscara pelos visitantes e colaboradores.

Agência Brasília / Edição: Renata Lu / Com informações da Secretaria de Economia

Mais lidas

Ourocap lança edição especial de 30 anos c...
Brasil mantém altos índices de analfabetis...
Salários da saúde em pauta na LDO 2025
...