Brasília é destaque em qualidade de vida, afirma Celina Leão em fórum

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Celina Leão: “Brasília é a melhor cidade, tem a melhor qualidade de vida do Brasil inteiro. Isso é fruto de muito trabalho, de muita luta e de muita gestão do nosso governo” | Fotos: George Gianni/VGDF

Celina Leão destaca a liderança de Brasília em qualidade de vida e defende maior cooperação entre estados para fortalecer turismo e exportações no Consórcio Brasil Central

 

Na última quarta-feira (28), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, subiu ao palco do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), realizado em Goiânia (GO), para destacar o reconhecimento de Brasília como a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil. Representando o governador Ibaneis Rocha, Celina ressaltou a importância da cooperação entre os estados e o Distrito Federal para potencializar o turismo e as exportações.

O Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil), divulgado em julho, revelou Brasília no topo da lista de municípios brasileiros em termos de desenvolvimento social, econômico e ambiental. O consórcio, que abrange Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, promoveu a reunião durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2024.

“Brasília não é apenas a capital da República, mas também um exemplo de planejamento e desenvolvimento estratégico idealizado por Juscelino Kubitschek para o Centro-Oeste. A nossa cidade é um modelo de qualidade de vida, resultado de trabalho árduo e gestão eficiente. O governador Ibaneis Rocha, entusiasta da colaboração entre os estados, sempre atuou para fortalecer a parceria e a competitividade regional,” destacou Celina Leão.

O IPS Brasil avalia três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, com um total de 12 componentes. Brasília obteve uma pontuação de 71,25 de 100, liderando o ranking entre as maiores cidades e capitais. A cidade se destacou em 10 dos 12 indicadores secundários.

José Humberto Pires, secretário de Governo do Distrito Federal, comentou a importância da reunião: “Foi essencial discutir o desenvolvimento econômico e mostrar as potencialidades de cada estado para o mercado global.”

O evento contou com a participação de mais de 20 embaixadores, acadêmicos, empresários e autoridades, reforçando o papel estratégico do BrC, que representa 29% do território nacional, 26 milhões de habitantes e é responsável por 49% das exportações brasileiras e 14% do PIB do Brasil.

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...