Brasília é destaque em qualidade de vida, afirma Celina Leão em fórum

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Celina Leão: “Brasília é a melhor cidade, tem a melhor qualidade de vida do Brasil inteiro. Isso é fruto de muito trabalho, de muita luta e de muita gestão do nosso governo” | Fotos: George Gianni/VGDF

Celina Leão destaca a liderança de Brasília em qualidade de vida e defende maior cooperação entre estados para fortalecer turismo e exportações no Consórcio Brasil Central

 

Na última quarta-feira (28), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, subiu ao palco do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), realizado em Goiânia (GO), para destacar o reconhecimento de Brasília como a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil. Representando o governador Ibaneis Rocha, Celina ressaltou a importância da cooperação entre os estados e o Distrito Federal para potencializar o turismo e as exportações.

O Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil), divulgado em julho, revelou Brasília no topo da lista de municípios brasileiros em termos de desenvolvimento social, econômico e ambiental. O consórcio, que abrange Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, promoveu a reunião durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2024.

“Brasília não é apenas a capital da República, mas também um exemplo de planejamento e desenvolvimento estratégico idealizado por Juscelino Kubitschek para o Centro-Oeste. A nossa cidade é um modelo de qualidade de vida, resultado de trabalho árduo e gestão eficiente. O governador Ibaneis Rocha, entusiasta da colaboração entre os estados, sempre atuou para fortalecer a parceria e a competitividade regional,” destacou Celina Leão.

O IPS Brasil avalia três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, com um total de 12 componentes. Brasília obteve uma pontuação de 71,25 de 100, liderando o ranking entre as maiores cidades e capitais. A cidade se destacou em 10 dos 12 indicadores secundários.

José Humberto Pires, secretário de Governo do Distrito Federal, comentou a importância da reunião: “Foi essencial discutir o desenvolvimento econômico e mostrar as potencialidades de cada estado para o mercado global.”

O evento contou com a participação de mais de 20 embaixadores, acadêmicos, empresários e autoridades, reforçando o papel estratégico do BrC, que representa 29% do território nacional, 26 milhões de habitantes e é responsável por 49% das exportações brasileiras e 14% do PIB do Brasil.

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Senac leva oficinas práticas ao Safras do ...
Ibaneis promove diálogo construtivo com os...
Caiado critica omissão do governo federal ...
...