Brasília celebra 65 anos com festa para um milhão de pessoas e reforço na cultura, turismo e segurança

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Durante quatro dias de comemoração pelo aniversário de 65 anos de Brasília, cerca de um milhão de pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios em um clima de festa, organização e diversidade cultural. A cidade, além de centro político do país, transformou-se em um grande palco de celebrações que valorizaram a arte local e incentivaram a ocupação dos espaços públicos. O transporte coletivo também foi um aliado: o programa Vai de Graça permitiu mais de 3,5 milhões de viagens gratuitas, garantindo que a população aproveitasse cada momento das festividades.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, comemorou o sucesso do evento. “Tivemos a rede hoteleira lotada, a cidade cheia e tudo ocorreu com muita segurança, pouquíssimas ocorrências e nenhuma grave. A população estava feliz e tranquila, aproveitando a festa”, afirmou. A vice-governadora Celina Leão também destacou o espírito da celebração: “A Esplanada virou palco de encontros inesquecíveis, com shows emocionantes e atividades para todas as idades. Foi uma festa pensada para reunir famílias e fortalecer o sentimento de pertencimento.”

A segurança foi reforçada por meio do Protocolo de Operações Integradas (POI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, em parceria com forças policiais e órgãos de governo. Segundo o secretário Sandro Avelar, a atuação conjunta foi fundamental para o sucesso das operações.

Para quem buscou opções além dos shows, a cidade também ofereceu lazer e cultura. O Museu Nacional registrou mais de 8,9 mil visitantes e o Teatro Nacional teve sessões lotadas, com ocupação máxima na Sala Martins Pena. No Cine Brasília, mais de mil pessoas assistiram às exibições. Espaços como o Jardim Botânico e o Zoológico também foram destaque, com cerca de 49 mil visitas durante o feriado — 55% do total de visitantes registrados desde a implementação da entrada gratuita aos domingos e feriados.

“O brasiliense mostrou que valoriza a cultura e quer ocupar nossos espaços públicos”, celebrou Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.

A gastronomia também teve seu espaço de destaque com uma edição especial da Brasília Restaurant Week, que segue até o próximo domingo (27). Com apoio do Banco de Brasília (BRB) e da Secretaria de Turismo do DF, o festival movimentou mais de R$ 4 milhões na economia local em apenas oito dias, reunindo 70 restaurantes e mais de 30 mil visitantes. Clientes BRB ainda tiveram acesso a benefícios exclusivos.

“O aniversário de Brasília foi uma verdadeira celebração para as famílias e aqueceu todos os setores da nossa economia”, destacou Cristiano Araújo, secretário de Turismo. “A cidade esteve movimentada e a comemoração ficará marcada na memória da população.”

Para manter a cidade limpa, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou uma operação especial, mobilizando 520 garis em toda a capital. Apenas no dia 21 de abril, data do aniversário, mais de cinco toneladas de resíduos foram recolhidas. No total, foram mais de 14 toneladas de resíduos sólidos removidos durante o feriadão. Além disso, 15 papa-recicláveis foram instalados na Esplanada dos Ministérios para incentivar o descarte correto de materiais recicláveis.

Com organização impecável, diversidade cultural e participação popular em peso, Brasília celebrou seus 65 anos em grande estilo — uma festa à altura da capital de todos os brasileiros.

Mais lidas

Ibaneis participa de culto na igreja Núcle...
Gratuidade no Transporte Público do DF é d...
Senac-DF: Últimas vagas para o Programa Pr...
...