Reunião da Fecomércio-DF revela perfil dos turistas que visitam Brasília, destacando aumento no turismo de negócios e lazer
A reunião ordinária da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, realizada na segunda-feira (22), contou com a presença de Daniel Dumaresq, representante da Inframerica. A empresa, que administra o Aeroporto de Brasília, agora faz parte do time de conselheiros da entidade. Em seu primeiro encontro, Dumaresq apresentou o perfil dos turistas que têm Brasília como destino. De acordo com os dados coletados ao longo de um ano, 56% dos visitantes que desembarcam em Brasília por via aérea vêm a negócios.
O levantamento da Inframerica revela que o perfil predominante dos passageiros que visitam Brasília é do sexo masculino (54%), com idade entre 35 e 39 anos (28%). Eles geralmente passam dois dias na cidade (27%), vêm do Sudeste (62%) e trabalham em empresas privadas (38%). A pesquisa também detalha visitantes que vêm a lazer (25%), visitar parentes (11%) e por outros motivos (8%).
A segunda maior região de origem dos passageiros é o Nordeste (18%), seguida pelo Sul (12%), Norte (5%) e Centro-Oeste (3%). Um dado interessante é que 53% dos turistas com mais de 60 anos que vêm a lazer ou visitar parentes permanecem por pelo menos sete dias. A maioria dos que vêm a lazer são do sexo feminino (55%).
“O que nos chama atenção é que o Sudeste, especialmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, continua liderando o ranking de regiões de origem dos passageiros, não só do turista corporativo, mas de todos os outros perfis, como lazer e visita a parentes e amigos”, destacou Dumaresq.
Atualmente, 95% da movimentação do Aeroporto de Brasília é de voos nacionais, sendo o único terminal aéreo do país com voos para todas as capitais do Brasil. Dumaresq propôs a criação de um plano de turismo doméstico por meio da Câmara de Turismo, visando atender aos interesses e necessidades desse público. “Precisamos pensar em cada perfil de passageiro e no que Brasília pode oferecer em termos de experiências”, concluiu.
O coordenador-líder da Câmara de Turismo, Luiz Otávio Neves, vê nos números uma oportunidade de propor ações assertivas. “Os dados da pesquisa poderão ser usados para melhorar a receptividade da cidade. Queremos potencializar a promoção de Brasília, trazendo mais turistas. E isso não se faz sem números e dados que guiem nosso planejamento. A parceria e a entrada da Inframerica na Câmara será muito vantajosa para a cidade”, concluiu Tavinho.
José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, lembrou que recentemente o Aeroporto de Brasília foi eleito o melhor das Américas e o quinto melhor do mundo pelo AirHelp Score. Ele ressaltou que esse reconhecimento contribui para o desenvolvimento do turismo no Distrito Federal. “São inúmeras as qualidades que fazem do Aeroporto Internacional de Brasília o melhor do Brasil, como o acesso rápido e a proximidade com a região central da cidade por meio do Eixo Rodoviário”, destacou.

Foto:Cristiano Costa/Fecomércio-DF
Reuniao da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF
Durante a reunião, Nicole Facuri, nova gerente de Turismo Social do Sesc-DF, também passou a ocupar um assento na Câmara de Turismo. Ela falou sobre o projeto de expansão e reposicionamento da entidade na capital federal, prevendo a oferta de novos produtos tanto para o público local quanto para o externo.
Facuri destacou que o Sesc é o maior agente de turismo social do Brasil, e no Distrito Federal não é diferente. “Vamos valorizar ainda mais esse pódio e explorar todo o nosso potencial, além das 200 atividades entre passeios e viagens que já oferecemos ao longo do ano”, explicou. Ela mencionou que o Sesc-DF trabalhará no fortalecimento institucional por meio do fomento do turismo receptivo, apoiando o desenvolvimento de novos produtos, principalmente nas regiões administrativas do DF.
Outra ação prevista pelo Sesc-DF é a realização de famtours (viagens de familiarização) com outras regionais do Sesc. “Dessa forma, conquistamos novos clientes e colocamos a cidade na prateleira de produtos do Sesc de outros estados”, completou.
O diretor-regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, também participou da reunião e ressaltou o papel da recém-inaugurada Casa de Chá no fomento às atividades turísticas na capital. “A Casa de Chá é o encontro entre turismo e educação. Ao recuperar aquele lugar que era um sonho de Niemeyer, mexemos com o sentimento dos brasilienses”, destacou.
Além da experiência gastronômica e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o espaço oferece produtos personalizados com a estética do local, como ecobags, cadernetas, garrafas térmicas, camisetas, copos ecológicos e livros da editora Senac-DF. Nesta quarta-feira (24), por exemplo, foi lançado, na área externa da Casa de Chá, o livro “Histórias de Brasília” (6º volume) – Praça dos Três Poderes e Casa de Chá, de autoria do jornalista e pesquisador João Carlos Amador, contendo curiosidades e fatos históricos sobre o local, com textos em português e inglês.