Brasília é a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil em 2024, destacando-se em saúde, segurança e bem-estar
Brasília, a capital do Brasil, não é apenas conhecida por sua arquitetura icônica, mas também por ser a cidade com a melhor qualidade de vida do país. O Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil) confirmou a posição de destaque do Distrito Federal, colocando-o em primeiro lugar entre as capitais e em segundo entre os municípios, em termos de desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Avaliada entre os 5.570 municípios do país, a capital federal alcançou uma impressionante pontuação de 71,25 em 100, destacando-se em todas as três dimensões do IPS Brasil: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Essa conquista é fruto do trabalho conjunto de instituições como o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Fundação Avina, e outras organizações comprometidas com o progresso social.
O governador Ibaneis Rocha expressou seu entusiasmo com a pesquisa: “Isso tudo nos alegra porque nós estamos na capital da República, e quem administra o Distrito Federal tem que administrar com esse olhar não só para a cidade, mas esse olhar para o Brasil e para o mundo, nos colocando sempre como referência da melhor qualidade de vida.” A administração pública tem se destacado em áreas como saneamento básico, educação, saúde e transporte público, refletindo no bem-estar da população.
Ver essa foto no Instagram
Com uma população de 2,8 milhões de habitantes, Brasília se destaca entre as 20 cidades mais bem colocadas no ranking, sendo uma das duas capitais – ao lado de Goiânia – a registrar números acima da média nacional em dez dos doze indicadores secundários do IPS Brasil. Esses indicadores cobrem desde segurança alimentar e acesso à saúde até liberdades individuais e qualidade do ensino.
Os moradores de Brasília confirmam o impacto positivo da qualidade de vida na prática. Bosco Lobo, servidor público e apaixonado pela cidade, ressalta: “Sempre desço [do Jardins Mangueiral para o Plano Piloto] observando tudo. Na volta, desacelero para ver o pôr do sol. Vivo a cidade e aproveito tudo o que posso aqui. Sou apaixonado por Brasília.”
Elder Galvão, um ilustrador e pai de uma jovem brasiliense, também destaca a transformação da cidade e a rica oferta cultural: “Hoje a cidade se transformou. Levo muito a minha filha ao Eixão do Lazer e a lugares como o Espaço Cultural Renato Russo. Aqui as pessoas têm esse olhar para a cultura.”
O Eixão do Lazer, uma tradição de 33 anos, é um dos espaços mais amados da cidade, transformando a maior avenida do Distrito Federal em um vibrante espaço público para lazer e atividades aos domingos e feriados. Carlos Ricardo, analista de 46 anos, destaca: “Não tem como ficar trancado em casa morando em um lugar com um céu bonito desses, com ruas bem-arborizadas, shows ao ar livre, espaço para se alimentar, praticar esportes e passear com a família.”

O enfermeiro Roberto Pereira Lima e o protético Fabrício Vilela também são exemplos da paixão dos brasilienses por sua cidade. Roberto afirma: “Eu amo Brasília e estou aqui desde 1992, e não pretendo sair daqui por nada nesse mundo; Brasília tem tudo em seu devido lugar – organização, estrutura e lazer.” Fabrício completa: “Brasília tem esse diferencial de oferecer programações agradáveis para todas as idades e gostos. Sou natural daqui e digo com orgulho que essa cidade está no meu coração.”
A artista de rua Juliana Padula resume a essência de Brasília: “A diversidade está presente aqui. Promover espaços como o Eixão é algo muito importante, para desestressar, encontrar as pessoas, socializar.”
Esses testemunhos e dados refletem o compromisso de Brasília em oferecer uma qualidade de vida superior e consolidam a capital federal como um exemplo de desenvolvimento social e bem-estar no Brasil.

Com informações Agência Brasília