Boris Johnson, alinhado a Trump, a favor do Brexit, é novo primeiro-ministro britânico

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Ele substitui Thereza May que se desgastou bastante até sair em meio à crise em torno do processo de retirada do Reino Unido da União Europeia, nomeado Brexit

Boris Johnson foi eleito líder do Partido Conservador britânico e, por consequência, primeiro-ministro do Reino Unido, de acordo com o resultado da eleição interna da legenda, divulgado nesta terça-feira (23).

Johnson, que era o favorito para suceder Theresa May, concorria contra o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, em um processo eleitoral que tinha começado no último mês junho após o anúncio da renúncia da premier devido à crise do Brexit.

Nas últimas semanas, os 160.000 filiados conservadores votaram nestas eleições internas, depois que os deputados do partido realizaram várias rodadas de votação para ir eliminando os candidatos – um total de 10 – até que restassem dois.

Segundo os dados apresentados nesta terça-feira pela legenda, Johnson recebeu 92.153 votos, frente aos 46.656 de Hunt, enquanto a participação se situou em 87,4%.

Após ser proclamado líder conservador, em um evento que aconteceu no centro de conferências Queen Elizabeth II, em frente ao Parlamento de Westminster, Johnson agradeceu o “serviço” dedicado por Theresa May ao partido e ao Reino Unido.

Em um apaixonado, mas muito breve discurso, o novo líder conservador garantiu que “unirá” o Reino Unido, ao qual pretende passar “a energia e o espírito de que podemos fazer as coisas”.

Além disso, agradeceu aos membros da sua legenda pela extraordinária “honra” que lhe conferiram.

Redação

Mais lidas

Ricardo Vale homenageia Sobradinho com com...
Cartão Mobilidade bate recorde de uso no DF
Flávio Bolsonaro se retrata e pede desculp...
...