O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã deste domingo para Nova York, onde participará da 76ª Assembleia Geral da ONU. O presidente deve discursar na próxima terça-feira (21), na abertura da sessão.
O general Hamilton Mourão assume a Presidência da República interinamente.
A Assembleia Geral das Nações Unidas está marcada para começar na terça-feira (21), ocasião em que Bolsonaro discursará, e será encerrada no dia 27. No entanto, é normal que o chefe de Estado brasileiro viaje alguns dias antes e volte alguns dias depois.
Tradicionalmente, o presidente brasileiro é o primeiro a discursar no evento. Em seguida, o discurso será do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Antes da ocasião do discurso, na segunda-feira (20), Bolsonaro tem encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Depois, participa de recepção oferecida pelo Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas.
Na lista da comitiva, segundo o que foi publicado no Diário Oficial da União, Carlos Alberto França, das Relações Exteriores; Paulo Guedes, da Economia; Joaquim Leite, do Meio Ambiente; Anderson Torres, da Segurança Pública; Gilson Machado, do Turismo; Marcelo Queiroga, da Saúde; e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.