Pesquisa AtlasIntel aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro para 2026
Se a eleição presidencial de 2026 repetisse a disputa de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (28) pela AtlasIntel. No cenário simulado, Bolsonaro aparece com 45,1% das intenções de voto, contra 44,2% de Lula — resultado que configura empate técnico, considerando a margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.
Apesar de estar atualmente inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro e seus aliados demonstram confiança na possibilidade de reversão da inelegibilidade, e o ex-presidente segue se colocando como pré-candidato.
Além da disputa direta entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa testou outros cenários. Ciro Gomes (PDT) registrou 2,9% das intenções de voto, enquanto a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), obteve 2,1%. Outros 2,8% dos entrevistados declararam estar indecisos, 1,6% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 1,3% apontaram outro dos concorrentes da eleição de 2022.
O levantamento entrevistou 5.419 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 20 e 24 de abril, por meio de recrutamento digital aleatório — método que exibe anúncios únicos para internautas, evitando repetições e garantindo maior diversidade na amostra.
Outros cenários testados
A AtlasIntel também simulou embates de Lula com outras figuras políticas. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente teria 42,8% das intenções de voto, enquanto Tarcísio alcançaria 34,3%. Já em um cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula lideraria com 43,3%, contra 31,3% dela.
Em uma disputa sem Lula, Tarcísio lideraria com 35% das intenções de voto, seguido de perto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que teria 32,3%.
Nas simulações de segundo turno, Lula venceria adversários como os governadores Eduardo Leite (PSDB-RS), Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR), além de Michelle e Jair Bolsonaro. No confronto direto contra Tarcísio de Freitas, haveria um empate numérico, com ambos somando 46,7% das intenções de voto.