Bolsonaro diz que condenação à prisão encerraria sua vida
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que uma eventual condenação à prisão representaria “o fim” de sua vida. “Eu já estou com 70 anos”, disse neste sábado (29) em entrevista à Folha de S. Paulo.
Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua suposta participação em uma tentativa de golpe para se manter no poder após as eleições de 2022, Bolsonaro admitiu discussões com aliados sobre contestar a vitória de Lula (PT), mas negou ter planejado uma ruptura institucional.
O receio da prisão se intensificou após a Primeira Turma do STF aceitar, por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), instaurando um processo criminal contra o ex-presidente e outras sete pessoas. As acusações incluem abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa e dano ao patrimônio público. Se condenado, Bolsonaro pode pegar até 43 anos de prisão.
A defesa do ex-presidente tenta reduzir a pena ao questionar a distinção entre os crimes de abolição do Estado democrático e golpe de Estado. Enquanto isso, Bolsonaro reforça a tese de perseguição judicial, destacando que os ministros do STF dificilmente absolverão os réus.