O presidente Jair Bolsonaro teve nesta segunda-feira (30) a primeira reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. A conversa foi por videoconferência.
Foi a primeira agenda bilateral entre os dois chefes de estado. Ambos já participaram de encontros com outros presidentes, como as reuniões de cúpula do Mercosul.
A reunião desta segunda-feira, porém, ainda não havia sido incluída na agenda oficial de Bolsonaro até a última atualização desta reportagem. O G1 questionou o Planalto sobre o motivo de o compromisso não estar na agenda, mas ainda não recebeu resposta.
A conversa por vídeo ocorreu quase um ano após o início do governo de Fernández. O argentinou tomou posse em 10 de dezembro de 2019, e o vice-presidente Hamilton Mourão representou o Brasil na cerimônia – foi a primeira vez desde 2003 que o presidente brasileiro não esteve na posse de seu par argentino.
A reunião ocorreu no “Dia da Amizade” entre os dois países, celebrado em 30 de novembro. Em 2020, comemora-se o 35º aniversário da reunião entre os presidentes José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina), realizada em 1985 em Foz do Iguaçu e que lançou as bases para a criação do Mercosul.
Bolsonaro fez a videoconferência no Palácio da Alvorada, em Brasília, acompanhado do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Flávio Rocha. José Sarney (1985-1989) também participou da videoconferência, mas, pelas imagens divulgadas, não estava no mesmo local de Bolsonaro.