Presidente do PL garante Bolsonaro será candidato em 2026
O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, declarou na tarde desta terça, 08, o Jair Bolsonaro deve ser o presidente de honra do partido no próximo período e candidato à Presidência em 2026.
Valdemar enfatizou que a sigla não reconhece o resultado eleitoral – que aguarda o relatório da fiscalização das Forças Armadas, previsto para ser entregue pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral [TSE] amanhã.
Ele deixou claro que o partido estará na oposição do governo eleito Lula. “O PL não renunciará as suas bandeiras e ideias. Será oposição ao futuro presidente”, frisou o presidente do partido.
Costa não tem pretensão de ingressar com ações questionando os resultados – PL garantiu ao partido a maior bancada, tanto no Senado quanto na Câmara Federal.
Garantias
Em contrapartida, Valdemar vai apoiar a permanência de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara – porém quer garantias de apoio para o PL presidir o Senado Federal.
Capitão
Com a centralidade de Bolsonaro na sigla no próximo período, Valdemar declarou que “Bolsonaro é nosso capitão, nós vamos seguir ele, aonde ele for”.
Questionado durante a entrevista, em relação ao resultado eleitoral, garantiu que isso só aconteceria se o chefe do Executivo [Bolsonaro] “tiver algo real na mão”.